Mensagem da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade do Cariri (LIASE Cariri / FAMED / UFCA)

10 votos

Boa noite, gentes!

Compartilho a mensagem de fim de ano dessa tão querida liga acadêmica, que tem buscado repensar a práxis em saúde, valorizando uma racionalidade que vise a Saúde Integral, compreendendo o Ser Humano em sua alteridade, vulnerabilidade e integralidade na vida de relação.

"2013 está indo como mais um ano de trabalho, esforço e investimentos de cada um de nós naquilo que acreditamos, e se aproxima 2014 com um convite à nossa perseverança e determinação de continuar batalhando para consolidar o que alcançamos até aqui e concretizar muito mais.

A abordagem da dimensão espiritual no campo da Saúde ainda caminha a passos tímidos e enfrenta resistência de muitos sujeitos e setores. Apesar disso, tem encontrado no percurso muitas pessoas identificadas com a temática e dispostas a se debruçar sobre o estudo, a pesquisa e a ação em prol do Encontro entre os seres viventes e sua Espiritualidade.

Fico muito feliz porque cada um e cada uma, se me permitem usar a palavra, ousaram e estão ousando se desafiar e desafiar o sistema ao se apropriar do estudo das influências da Espiritualidade no campo da Saúde e divulgá-lo. Esse rompimento com o paradigma hegemônico, materialista e tecnicista, representam energia para a consolidação de uma nova forma de pensar o Ser Humano e o Meio Ambiente, considerando sua alteridade, integralidade e vulnerabilidade.

Podemos dizer que estamos ajudando a construir a Saúde Integral que queremos. Contudo, não esqueçamos a mudança primeira e mais importante começa dentro de cada um de nós. Por isso, em 2014 precisaremos de muito mais força e união para desenvolvermos nossas atividades da melhor forma possível.

Nesse espírito de despedida de 2013, desejo a todos Boas Festas e um Ano Novo de muitas realizações! Que a LIASE Cariri possa compartilhar delas com vocês.

AbraSUS, muita Paz, e até o próximo ano!

Arthur Fernandes

Coordenador Geral da LIASE Cariri"