ACCR EM SANTA CATARINA

6votos

Aconteceu nos dias 17 e 18 de junho a primeira etapa da capacitação sobre ACCR e Redes para trabalhadores e gestores dos hospitais e outros serviços (SAMU, corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, etc) que realizam atendimento de urgência e emergência em SC.

 O evento é uma realização da SES/SC, através da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, em parceria com o MS/PNH/SAS, e contou com 75 participantes nesta primeira etapa. Nos dias 01 e 02 de julho, outros 75 trabalhadores e gestores estarão sendo capacitados.

 O evento contou com a participação dos consultores da PNH Clara Sette Whitaker, Eduardo Mendes Ribeiro, Patricia Silva, Fernanda Beck e Maria Claudia Matias.

 Além de uma apresentação sobre a PNH, ACCR e Redes, foram realizadas apresentações sobre a experiência de ACCR no Hospital Regional de São José, em andamento desde novembro de 2007, e que recebeu apoio técnico da consultora Adriana Mafra, da PNH.

 Também foi realizada uma apresentação sobre a Política de Atenção às Urgências e Emergências, pelo Dr. César Nietzchke, coordenador da área no estado, e sobre o protocolo de Manchester, pelo Dr. Welfane Cordeiro Jr., organizada pela SES/SC, a fim de conhecer melhor esta ferramenta. 

 As instituições presentes elaboraram uma primeira reflexão sobre linhas de ação possíveis na implantação do ACCR, a partir da realidade local. O plano de ação definitivo destas instituições será construído localmente, após a realização da segunda turma.

O evento foi positivamente avaliado pelos participantes, que expressaram a vontade de desencadear o processo de implantação do dispositivo, por vislumbrarem nele a possibilidade real de mudanças significativas – e necessárias – para os serviços.

 NO evento, os participantes manifestaram interesse e esperança em relação ao dispositivo, vendo nele uma  possibilidade animadora de reorganização do processo de trabalho. Valeu, pessoal!!

Claudia Matias