Servidores da Sesau Roraima fortalecem ações da Política Nacional

11 votos

Mais uma vez os servidores da saúde de Roraima foram sensibilizados para as temáticas da Política Nacional de Humanização (PNH) do SUS, com a II Oficina de Ambiência, que encerrou nesta quarta-feira, 09. O encontro foi dividido em dois dias, contando com a presença de representantes do Ministério da Saúde (MS).

Terezinha Moreira, do Ministério da Saúde, considera que Roraima tem melhorado de forma significativa no processo de implementação da Política Nacional de Humanização

A coordenadora do processo de trabalho da Política na Macro Região Norte, Terezinha Francisca Moreira, e a arquiteta e urbanista e consultora da PNH, Mirela Pilon, finalizaram a primeira fase do processo de formação voltado a Política Nacional, no Estado.

A partir de agora, a coordenação de Humanização Estadual vai traçar, junto ao Ministério, o Curso Temático de Formação/Intervenção em Ambiência e Processo de Trabalho na Saúde, que tem objetivo de formar “apoiadores” da Humanização para o SUS, já sensibilizados nos encontros anteriores. O evento terá data em 2010, e vai trabalhar com servidores e gestores.

Para as representantes do MS, as impressões sobre a saúde estadual são positivas. “Percebemos mudanças salutares e significativas na macro e micro política em Roraima, o que vai favorecer a implementação das ações que favorecem o aprimoramento do SUS”, destacou Terezinha.

Segundo ela, os servidores demonstraram compreender que o trabalho de humanização nas unidades de saúde deve acontecer de forma conjunta, e principalmente, que deve haver um maior interesse a cerca dos assuntos da Política Nacional. “É preciso que os funcionários da saúde se aprofundem no conhecimento das diretrizes da PHN, pois essa é a maneira mais eficaz de as colocarmos em prática”, explicou.

O tema de destaque da oficina foi a ambiência, dispositivo da política que favorece o componente afetivo, tanto do ambiente que acolhe os pacientes quanto da relação e interação entre usuários e servidores. “A intenção é que o ambiente hospitalar seja também social, ao invés de representar doença e tristeza”, finalizou Terezinha.

O coordenador estadual da Humanização, Wagner Costa, também considera que o encontro tenha sido um passo importante para implementar as atividades relacionadas a Humanização. “Já existem ações em andamento e boa intenção por parte dos funcionários. Tudo para que possamos realmente humanizar o atendimento, os ambientes, e melhorar a saúde pública do Estado”, disse o coordenador.

CAROLINA COSTA – ASCOM/SESAU