Um brinde aos Loucos

16 votos

Enfim chegou o natal e logo mais o Reveillon, então escolha uma dessas datas e se puder, ofereça um brinde que parafraseando outro autor eu  te proponho:

garrafa.jpg

“Um brinde  aos loucos. Aos desajustados. Aos rebeldes. Aos criadores de caso. Os pinos redondos nos buracos quadrados. Aqueles que vêem as coisas de forma diferente. Eles não curtem regras. E não respeitam o status Quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou caluniá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Empurram a raça humana para a frente. E, enquanto alguns os vêem como loucos, nós os vemos como geniais. Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam.” – Jack Kerouac

E quem são esses loucos? Desde que  entrei na Rede HumanizaSUS basicamente eu tenho escrito sobre saúde mental… então vocês podem pensar que daqui a pouco o CAPS III vai aparecer numa Folha de Lírio, e talvez estejam certos!

Mas eu acredito que muitas pessoas mesmo que não percebam ou não tenham a coragem de admitir, também são bem louc@s.

Talvez seja uma grande loucura acreditar na Saúde Pública e no SUS…  loucura ainda maior uma proposta de Humanização dentro de um sistema corrompido onde alguns “doutores” não cumprem seus horários e nem olham para o paciente, apenas de cabeça baixa rabiscam a receita como numa “psicografia”.

E o paciente nem é mais paciente, acho que é um cliente impaciente porque ficou a madrugada inteira na fila esperando o “Posto de Saúde” abrir… Sim falo Posto de Saúde, porque se o Prefeito da cidade pode falar assim eu também posso, ou como diria o Presidente dos E.U.A: Sim, nós Podemos!

E os usuários, cuidado não nos chamem assim, afinal parece que se formos chamados de usuários, somos usuários de drogas… o que pode ser verdade em alguns casos e outros não!

Porque você não escolheu outra profissão? Engenheiro ganha bem +
Porque você é conselheiro de saúde? Não ganha nem um $$$ por isso e ainda tem que participar de várias reuniões, defendendo interesses de pessoas que nunca vão te dizer um simples obrigado. Vai perder a novela e o futebol pelo menos uma vez por mês.

E mesmo diante de tantas dificuldades, aflições e desafios o que faz a gente acreditar que: Somos Parte do SUS que dá Certo?

Não tenho fórmulas para ensinar, quase tive indigestão no meu Curso de Gestão Hospitalar.

Ainda não me equilibro completamente nas interfaces do corpo e mente…
Por isso eu nunca desligo das redes de apoio, sejam RAPS ou RHS.

Uma coisa eu aprendi  numa equação em que se isola o fator comum
Abre parênteses
A CURA é uma pequena parte da (LOU)CURA
Um brinde aos loucos e fecha parênteses até 2014!

 

logotipo_de_natal.jpg
 

(montagem da figura elaborada por Genni Cian)