Caravana em Defesa do SUS em Teresina-PI

16 votos

           A Caravana em Defesa do SUS estará em Teresina no dia 18 de setembro, numa grande mobilização popular e social envolvendo trabalhadores da saúde, gestores, usuários, estudantes, em prol de uma saúde de qualidade, com o envolvimento e o reconhecimento de todos.

A proposta da caravana faz parte da Agenda Política do Conselho Nacional de Saúde, prevista para o ano de 2009, que tem entre outras prioridades a realização de uma campanha nacional para repolitização do SUS, por meio da implementação do Pacto em Defesa do SUS, objetivando que o mesmo seja reconhecido como patrimônio social e cultural da Humanidade pela UNESCO. Nesse contexto, está incluída a discussão de temas como, Gestão do trabalho, Modelo de atenção, Financiamento, Controle social, Revisão da privatização do sistema, Intersetorialidade, Complexo produtivo da saúde, e a Humanização no SUS, como instrumento vital e fundamental para viabilizar e fortalecer o SUS de acordo com seus princípios.
 
Um dos pontos alto do evento, portanto, é o lançamento da campanha do SUS como patrimônio social e cultural da humanidade, além da campanha em favor da Regulamentação da Emenda Constitucional nº. 29, que está sendo apoiada por meio de assinaturas eletrônicas na internete através do site: (https://www.conselho.saude.gov.br)
 
As atividades do evento serão concentradas na Praça Pedro II, uma das praças principais da cidade, das 8 às 17 horas. Nesse espaço, além da realização de oficinas sobre práticas alternativas de saúde, haverá disponibilidade de standers para distribuição de material educativo e informativo sobre as ações e serviços de saúde, prestações de serviços de saúde, como verificação de PA, glicemia, orientação nutricional, odontológica, DST/Aids, apresentações artísticas e culturais, dentre outras.
 
A implementação plena do SUS é um desejo de todo o povo brasileiro e deve ser apoiado por todos os produtores de saúde, afinal o SUS é de todos!
 
Clique no site acima e assine em favor da campanha do SUS como patrimônio da humanidade! O SUS agradece!!!