Toxoplasmose

11 votos

download.jpgGestantes de Minas podem realizar exame gratuito para detectar toxoplasmose

De alta prevalência na população brasileira, a toxoplasmose congênita pode provocar graves sequelas visuais e neurológicas

A partir deste ano, as gestantes de Minas Gerais poderão realizar, gratuitamente, o painel de testes para a detecção precoce da toxoplasmose congênita. O Programa de Controle da Toxoplasmose foi aprovado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o objetivo de reduzir a prevalência da doença e o prejuízo que ela acarreta à saúde da criança. De alta prevalência na população brasileira, a toxoplasmose congênita pode provocar graves sequelas visuais e neurológicas.
O procedimento é simples e seguro: a partir do primeiro comparecimento da mãe à Unidade Básica de Saúde (UBS) uma amostra de sangue capilar será colhida em papel-filtro e enviada, via Correios, para a análise no Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad), em Belo Horizonte, como já acontece com as amostras da triagem neonatal, realizada nos primeiros dias de vida do bebê.
Ao mesmo tempo, estabelece-se uma padronização de valores de referência, visando uma interpretação adequada dos resultados, o que favorece a promoção de ações mais efetivas em termos de saúde pública.
De acordo com o diretor geral do Nupad, José Nélio Januário, o Programa pretende, além da detecção dos casos positivos durante o período pré-natal, identificar aquelas gestantes em risco de adquirirem a infecção durante a gravidez. ” Uma vez identificadas, elas serão alvo de medidas educativas e orientações para evitar a exposição ao Toxoplasma gondii, agente causador da doença” , aponta. As ações de tratamento contarão com a supervisão da SES-MG, especialmente em situações com dificuldades de resolução local.
Cadastro de Municípios
Para que o município receba protocolos, material institucional e de divulgação, bem como os insumos necessários para a realização do procedimento de coleta, como lancetas, papel-filtro e envelope, é necessário realizar o cadastro das Unidades de Saúde do município. Este cadastramento e a indicação de referências técnicas deve ser realizado por meio do site do Nupad. publicado em 06/01/2013 às 10h30:00https://www.isaude.net/pt-BR/noticia/33010/geral/gestantes-de-minas-podem-realizar-exame-gratuito-para-detectar-toxoplasmose