ODONTOLOGIA HOSPITALAR CUIDANDO DO SORRISO – JANELA D’ALMA.

18 votos

Despertar nos pacientes internados o interesse pela saúde bucal é um desafio aos cirurgiões dentistas. Submetidos a um stress que lhes tira a alegria       d’ alma e o sorriso da face, por estarem longe de casa, em um ambiente diverso à sua rotina, com pessoas estranhas e a angustia de um diagnóstico muitas vezes terrível, com tratamentos dolorosos e mutilantes,  como no caso de nossos pacientes oncológicos. 
Eu aceitei esse desafio e venho desenvolvendo um projeto de implantação da Odontologia Hospitalar no Hospital Regional  de Araguaína (HRA) a partir de 2006. Inicialmente na clínica da dor e cuidados paliativos da oncologia (CACON) realizando no leito diagnóstico e tratamento da afecções oportunistas, com orientações sobre higiene, escovação supervisionada e descontaminação da cavidade oral.
Hoje somos uma clínica, ampliamos o projeto  para as UTI I e II, Neurologia e Nefrologia como rotina, sendo que para clínica cirurgia e demais postos o atendimento é feito conforme a demanda. Conseguimos um gabinete odontológico para atendimento interno dos nossos usuários.
O HRA possui outras ações em saúde bucal, como a clínica da Bucomaxilofacial que atende os politraumas, cirurgias maiores e reconstrução de fendas labiais, e trabalham com a ortodontia e clínica geral. Também há uma equipe de saúde bucal no ambulatório de especialidades, que desenvolve o programa de prevenção e diagnóstico do câncer de boca e dar suporte à Clínica de Cabeça e Pescoço, composta por vários especialidades como estomatologia, patologia, periodontia, endodontia e dentística.
Nossas ações são articuladas e voltadas para a integralidade e humanização do cuidado, através da promoção da saúde, do conforto e dignidade da pessoa humana. Perceber a sensibilização dos nossos usuários da importância do auto cuidado e vê-los sorrindo, mesmo com todo sofrimento, renovam nossas forças para a continuidade de nossa missão.