Semana Nacional de Humanização 7 a 11 de Abril 2014

0 votos

semana-nacional-2.png

Ministério da Saúde cadastra atividades para a Semana Nacional de Humanização
Evento será em abril, mas cadastro é até 30 de janeiro

O Ministério da Saúde vai promover a Semana Nacional de Humanização em várias cidades brasileiras, de 07 a 11 de abril de 2014. E parte da programação da Semana será construída por quem faz a humanização do SUS.
Gestores, trabalhadores e usuários do SUS, movimentos sociais, estudantes, pesquisadores e instituições  podem cadastrar atividades relacionadas às diretrizes da PNH para compor a programação oficial da Semana por meio de debates, oficinas, fóruns, plenárias,  rodas de conversa, exposições, atividades culturais e outras ações de mobilização que possibilitem a análise dos dez anos de humanização no sistema público de saúde.
Durante o cadastro, é preciso identificar o objetivo da atividade cadastrada, público estimado, local de realização e as instituições parceiras envolvidas, entre outras informações. Todas as atividades devem se inserir em um dos três eixos da Semana: Participação dos Usuários no SUS, Gestão e Humanização, Trabalho e Humanização.
O cadastro está aberto até o dia 30 de janeiro na Rede HumanizaSUS (redehumanizasus.net), onde já é possível visualizar o Mapa das atividades já cadastradas.
Para o coordenador da PNH Gustavo Nunes de Oliveira, a Semana de Humanização vai dar visibilidade a ações que estados e municípios tem feito para qualificar a atenção e o acesso à saúde. "A Semana será um  momento de mobilização pró-SUS, mostrando  principalmente aquilo que dá certo e os avanços, mas também problematizando as dificuldades e desafios da saúde pública”,  afirma.

Sobre a Política Nacional de Humanização
A PNH existe há dez anos no SUS para transformar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários, de modo que cada um deles se reconheça como parte do SUS  e contribuam para suas melhorias.  Com um grupo de apoiadores atuando em todo o território nacional, o trabalho da PNH se baseia no apoio institucional às Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Hospitais e Coletivos de Humanização , além da  formação de gestores, trabalhadores e usuários.
Acolhimento, gestão participativa e cogestão, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência são as diretrizes que embasam a PNH e se materializam nos serviços de saúde por meio de  diferentes dispositivos para se melhorar a atenção e o trabalho em saúde: Acolhimento com classificação de risco (que inverte a lógica de atendimento por ordem de chegada, mas de acordo com a vulnerabilidade e o risco do usuário do SUS), colegiados gestores (que democratizam as decisões), garantia de visita aberta e direito ao acompanhante, projetos de ambiência que contam com a experiência cotidiana dos trabalhadores para as reformas da infraestrutura do serviço de saúde, entre outros.

Serviço:
Semana Nacional de Humanização – 07 a 11 de abril de 2014
Cadastro de atividades até 30 de janeiro no site redehumanizasus.net

Mais informações:
Política Nacional de Humanização
61 3315 91 30