RELATO DE EXPERIÊNCIA: RODAS DE CONVERSA NA ESF CENTRO DE HERVAL D´OESTE

11 votos

gedc2101.jpggedc2105.jpggedc2106.jpggedc2099.jpg055.jpg052.jpgfoto0165.jpgfoto0171.jpg

OBJETIVO

Possibilitar o aumento do vínculo entre equipe de saúde e usuário;
Propiciar espaços de discussão acerca de assuntos referentes a situações de saúde e de cidadania;
Criar espaço que propicie a promoção e/ou prevenção em saúde;
Possibilitar a criação de senso de responsabilização pela saúde no indivíduo e na comunidade;
Incentivar a participação da comunidade para a efetivação do controle social.

As atividades de Roda de Conversa iniciaram em 2011 frente à necessidade de buscar novas alternativas de intervenção, sendo as atividades de educação em saúde uma forma eficiente de construir saberes, tendo como outro ponto positivo o baixo custo frente ao benefício futuro. tendo como  proposta atividades de educação em saúde diferenciadas, mostrando que a troca de experiências enriquece o conhecimento relacionado a saúde integral: propiciando mudança de hábitos negativos, gerando atitudes que terão reflexos a longo prazo de forma ampliada sejam estas na qualidade de vida da população  ou nos índices de avaliação do município, no cumprimento de metas, no combate as neoplasias e especialmente na redução dos gastos com consultas, medicamentos, exames e internações.
Estimamos que cerca de 60 a 80 pessoas participam das Rodas de Cenversa mensalmente, tornando-se multiplicadores das informações discutidas na atividade.
As Rodas de Conversa da ESF Centro de Herval D´oeste eram realizadas em  residências pertencentes a duas (02) micro áreas, sendo que o tema era definido pelas ACSs e estas buscavam um profissional técnico para mediar a Roda de Conversa.

No ano de 2013, as Rodas de Conversa foram expandidas para todas as micro áreas da ESF Centro Herval D´Oeste
Apesar de cada encontro ter um assunto pré-definido, a conversa sempre foi livre para alcançar diversos assuntos de interesse dos participantes no instante da reunião. Visto também, como um ótimo espaço para recados e divulgação das datas de eventos epidemiológicos, ex: vacinação da Influenza, dentre outros.

Entre outros estes são fatores apontados como positivos com a realização da atividade: A mudança da compreensão do funcionamento da Unidade de Saúde, passando os usuários a compreendê-la além das consultas médicas, do medicamento e dos exames; Meio de alertar para direitos e deveres estimulando a responsabilização e o autocuidado; Estimulou e desenvolveu a capacidade de comunicação das ACS bem como dos usuários; Desmistificou através da explanação e da discussão a forma de verificar alguns serviços; Estimulou o trabalho em equipe; Possibilitou a escuta, favorecendo a coleta de sugestões; Resgatou o conhecimento popular; Mostrou a importância da intersetorialidade para a efetivação da política de saúde pública; Estimulou a implantação de práticas integrativas e complementares na unidade de saúdefoto0474.jpgfoto0177.jpg