Curso “Acolhimento Institucional e Assistencial”

15 votos

untitled_9.png

O Hospital Regional de Araguaína / Tocantins, por meio do GTH – Grupo de Trabalho em HumanizaSUS e NEP – Núcleo de Educação Permanente – esta realizando esta semana  o quarto e ultimo módulo do Curso “Acolhimento Institucional e Assistencial”  tendo como público alvo 48 (quarenta e oito) servidores da unidade hospitalar. Não houve processo de seleção, as vagas foram ofertadas para todos os profissionais, tendo atendido desde o administrativo ao corpo assistencial. Foi planejado para ser realizado em quatro módulos, sendo: Primeiro: 21 a 25/10/2013; Segundo: 18 a 21/11/2013; Terceiro: 09 a 12/12/2013 e o Quarto: 20 a 23/01/2014. As aulas estão ocorrendo no auditório do HRA.
Apesar do tema ter como foco a Diretriz “Acolhimento”, o Conteúdo Programático e as ferramentas ofertadas permeiam a PNH – Política Nacional de Humanização e Saúde Pública.  Objetiva-se com a realização do mesmo que os profissionais conheçam mais um dos melhores sistemas de saúde do mundo que é o SUS – sistema Único de Saúde reflitam sobre o que era ofertado em saúde pública antes da conquista do SUS e fazendo uso da PNH desenvolvam um novo conceito de assistência com foco na humanização do cuidado fazendo assim valer o SUS em suas nuances propostas na base jurídico-legal.
A metodologia do curso permeia por estudo e discussão de textos;  trabalho em grupo com apresentações em forma de teatro; apresentação de vídeos; filmes; palestras dialogadas; rodas de conversa; entre outras.  Após construção de proposta do Conteúdo programático pelo GTH foi realizado capacitação dos facilitadores. O material utilizado pelos docentes, bem como: Pasta, Documento Base para Gestores e Trabalhadores do SUS e Cartilhas da PNH/MS, foi fornecido pela gerencia da Gestão do HumanizaSUS da Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins. Em relação à qualificação do Conteúdo Programático e desenvolvimento estamos contando com apoio da Coordenadora da PNH da região norte; do Consultor da PNH no estado do Tocantins e com as Apoiadoras da gerencia da Gestão do HumanizaSUS da SESAU.
A certificação das 80 (oitenta) horas será feita pela Escola Tocantinense do SUS. Mas a nossa expectativa é de que com aplicação dos planos de intervenção, essa produção continue construindo nortes metodológicos que indiquem estratégias/modos de fazer em saúde capaz de dar corpo aos princípios e diretrizes de um SUS humanizado. 
Os participantes têm avaliado o curso de forma positiva e estão construindo planos de intervenção que serão implementados em seus setores de trabalho especialmente no Pronto Socorro e ala Psiquiátrica do hospital com foco na formação dos trabalhadores e garantia de acolhimento com resolutilidade para os usuários.