Cuidados com a Saúde dos trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família através do NASF de Jacareí

8 votos

Resumo:
O projeto propõe cuidados longitudinais à saúde ocupacional dos trabalhadores das Unidades de Saúde da Família do município de Jacareí. Através de práticas saudáveis com orientações para o trabalhador, realização de ginástica laboral, dinâmicas para melhorar a convivência e interação entre os profissionais das equipes.

Tema: Valorização do trabalho e do trabalhador (Semana Nacional de Humanização)

Problemática
Os funcionários da ESF (Estratégia da Saúde da Família) ficam tão próximos do dia a dia dos pacientes com seus inúmeros problemas físicos, emocionais e sociais, além de possuírem grande demanda de trabalho com sobrecarga emocional e somado a isso a falta de espaços para os profissionais exteriorizarem toda a carga de estresse vivenciada, favorece o surgimento de insatisfação, desmotivação, exaustão e consequentemente, somatização de problemas, comprometendo a saúde do trabalhador.
Para auxiliar nesta demanda, a equipe do NASF iniciou em 2012 a prática de atividades preventivas e de promoção, voltadas aos trabalhadores da ESF.

Objetivo
Criar um espaço onde o trabalhador possa desenvolver o auto cuidado, e assim, fortalecer o trabalho e melhorar a motivação e satisfação profissional.