Sintese da análise do Trabalho em Saúde nos Referenciais da Humanização e do trabalho com Relação de Servço

8 votos

 CURSO DE APOIADORES DA POLÍTICA NACIONAL DE   HUMANIZASUS   

 

ALUNO:         Ivân Reis dos Santos Filho
ATIVIDADE:   Sintese  Trabalho em Saúde nos referencias da humanização e do trabalho como relação de serviço.
MÓDULO: I    DATA: 30/01/2014
TUTORA:       PAULA ROSIMAR ANGELO DE CARVALHO OLIVEIRA

Uma das diretrizes das políticas públicas de saúde é a prevenção das doenças e acidentes do trabalho na população de trabalhadores através das equipes que atuam nas estratégias de Saúde da Família. Discussão garantida no plano plurianual direciona as ações planejadas pelas equipes técnicas que trabalham para viabilizar condições básicas necessárias para uma assistência de qualidade. Infelizmente não é o que vemos acontecer na prática, onde o planejamento nos municípios não acompanham as exigências  dos programas do ministério da Saúde e de forma centralizada impossibilita o avanço na melhoria das condições de saúde,trabalhando apenas para atingir metas mascarando resultados.Cargos criados como estratégia de organização para facilitar a vida do cidadão na oferta de um cuidado com qualidade, estão sendo ocupados por indicação política ao invés de formação técnica o que acaba comprometendo todo o  processos de trabalho e cuidado à saúde dos trabalhadores e população. Nossa cultura para o trabalho está baseada na importância do fazer, isso vemos por toda parte seja nas áreas de produção ou manutenção. A luta pela mudança desta cultura vem sendo buscada de forma ativa há tempos pelos movimentos populares e comunidades no país. São muitos os interesses em privatizar os serviços de saúde do SUS, por anos trabalharam para deixar o sistema com a aparência negativa até mesmos para àqueles que dependem dele de forma exclusiva, estão indecisos e perplexos com a situação. O controle social através dos conselhos de saúde ,conquista da mobilização de populares,trabalhadores,estudantes e intelectuais devem trabalhar para impedir que empresas disfarçadas de serviços filantrópicos entre outras que se dizem complementares inseridos na assistência aos usuários do SUS ,continuem  se aproveitando da situação para aumentar as dificuldades na assistência e consequentemente no desenvolvimento do SUS .Toda esta condição de atraso vivenciada pelo Sistema Único de Saúde se deve às péssimas condições de gerenciamento do nossos  gestores fortalecendo  ações de burgueses contrários à criação e instituição do SUS,multiplicando o contingente de revoltados com a qualidade dos serviços prestados e alimentando os canais de comunicação que exibem diariamente situações desumanas nos serviços,tudo orquestrado.
Cuidar dos nossos conselhos de saúde é uma necessidade urgente, não podemos abrir mão do bom funcionamento dessa ferramenta de tão grande importância para controle social. Criados para controlar, deliberar e fiscalizar o funcionamento da saúde pública no emprego, distribuição e uso das verbas nos serviços público de saúde, através de representantes de um conjunto da sociedade. No entanto o que vemos são grupos com 
interesses próprios ignorando as necessidades básicas de toda uma população. O SUS é um plano de saúde criado para assistir à todos na sua integralidade,somos um exército de trabalhadores e usuários dependentes do bom funcionamento desse sistema e importa que todos conheçamos a história dessa conquista que hoje é um direito garantido na constituição .Conhecer a legislação da saúde pública para coibir ações de pessoas mau intencionados que limitam toda uma condição de funcionamento.