Projeto: Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer – Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis

12 votos

grupo_cancer.jpg

Grupo de Apoio de Paciente com Câncer

Entende-se que os determinantes psíquicos influenciam tanto na causa, quanto no manejo do tratamento propriamente dito do câncer, logo, conclui-se que o enfrentamento dessa doença, que é relacionada muitas vezes com a fatalidade e o risco de se perder a vida, dependerá dos recursos psicológicos individuais existentes no sujeito adoecido.
Daí, então, a importância da assistência humanizada, com a presença do profissional da psicologia, pois seria esse profissional que entraria em cena para escutar esse sujeito falar de si, da doença, da vida ou da morte, do que está pensando, do que está sentindo – física e emocionalmente falando – de seus temores, enfim, do que ele quiser falar.

grupo_cancer_2.jpg

Nesta perspectiva, o GPAC – Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer –  visa humanizar a assistência ao paciente oncológico, a fim de minimizar o sofrimento decorrente do adoecimento e tratamento. O GPAC consiste em um grupo terapêutico na modalidade de roda de conversa, sendo um projeto do Setor de Psicologia do Hospital Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis. Visa proporcionar momentos de trocas de experiências, informações, reflexões, descontração e interações entre profissionais, pacientes e familiares. Atende os pacientes hospitalizados, e os que estão em tratamento fora do ambiente hospitalar.
O grupo acontece uma vez por semana, nas terças-feiras, ás 14h00min, na sala 04, segundo andar, no Hospital do Câncer instalado na Santa Casa de Rondonópolis. O número de participantes varia de acordo com a disponibilidade dos pacientes em tratamento fora do ambiente hospitalar, e dos pacientes hospitalizados que estão em condições de deambular, tendo em média de sete a dez pacientes, por encontro.
Os encontros são coordenados pelo profissional da psicologia, tendo inicio com a apresentação do mesmo, e dos participantes do grupo. Logo, propõe-se a discussão de um tema estabelecido, por meio da realização de dinâmicas e atividades que induzam a uma reflexão. Ao final, discute-se o tema, faz-se as intervenções necessárias. Na tentativa, de aperfeiçoar o atendimento, além da atividade com o profissional da psicologia, o grupo conta com a participação do profissional da fisioterapia e do profissional da nutrição. Como também, palestras durante o ano são promovidas, com os temas “Direitos do Paciente Oncológico”, “Qualidade de Vida e Câncer”, “Cuidados com os dentes do paciente oncológico”, entre outros.

cancer_2.jpg

A fim de humanizar os encontros, oferecendo um ambiente favorável aos participantes, é oferecido um lanche ao final de cada encontro, sendo este lanche orientado pelo Nutricionista.
Em suma, humanizar a assistência ao paciente oncológico, oportunizando o convívio com outras pessoas que estão passando pela mesma situação, tendo que enfrentar barreiras, adaptar, recomeçar e vencer os mesmos desafios. Configura-se como uma ferramenta eficaz, que melhora a autoestima e aumenta o entusiasmo dos pacientes participantes, em buscar forças para superar a doença.