“EU E ELES SOMOS ESPECIAIS”

11 votos

O ser humano é constituído por órgãos e sistemas que devem funcionar harmoniosamente , quando esta harmonia não acontece,quando ela é rompida em determinado momento da vida quer seja no período de vida intra uterina ou após o nascimento, este ser humano passa a ter algumas limitações. Se ao nascer o ser humano,filho, trouxer em suas características físicas algo que fuja ao padrão determinado de normalidade, todas as expressões de ambições familiares cristalizadas sobre ele como fantasias de poder, saúde, força, beleza e inteligência podem ruir. Aos poucos este ser humano vai sendo aceito pela família e pela sociedade.

Atualmente a Política Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência e a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência tem colaborado muito para os cuidados e  uma atenção maior dada a estas pessoas.

Tenho a honra de trabalhar com pessoas "Especiais" desde 2006 (ano  em que concluí minha especialização na área) e tive a honra de conviver por muitos anos comum ser iluminado e muito especial, meu irmão Kepler.

Iniciei minha vida em saúde pública trabalhando num C.E.O atendendo pessoas com deficiência, graças as políticas públicas.

Ser dentista de pacientes especiais requer muita atenção e ainda mais amor pelo que faz.

O cirurgião dentista já é um profissional habituado a conviver com o medo que seus pacientes podem sentir e é necessário que ele busque soluções para os efeitos negativos do medo em seus pacientes.Para atender os pacientes especiais cuja observação do medo é mais acentuada, a abordagem do profissional se torna  ainda mais desafiadora. São notadas alterações bucais com alto índice de cáries, gengivite e periodontopatias  qu requerendo do profissional um maior comprometimento e poder de persuasão ao passar informações sobre higiene bucal aos cuidadores.

Cada ser humano é único. No sentido do TER : ter braços perfeitos , pernas perfeitas,olhos perfeitos e vida saudável alguns podem ser diferentes.No sentido do SER: ser que sente, ser que pensa, ser que age, ser que quer, ser que vive, alguns são ESPECIAIS.

"Eu e eles somos especiais" é título de um livro de Helena Holanda, radicada em João Pessoa e com amplo trabalho com pessoas Especiais.Ela acrescenta no seu livro :"Sinto-me Especial sim, na medida em que posso ajudá-los". E eu assino em abaixo.