Voto popular destaca a humanização do SUS na Paraíba e em Goiás

13 votos

logomarca_pnh_com_diretrizes.jpg

Instituições receberão Menção Honrosa durante a Semana Nacional de Humanização

Humanização do parto – Instituto de Saúde Elpídio Almeida.
Práticas de acolhimento no Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad.

Estas são as experiências selecionadas pelo Voto Popular na Rede HumanizaSUS  para receber a Menção Honrosa do Concurso Cultural Somo Parte do SUS que dá certo, iniciativa do Ministério da Saúde por meio da Política Nacional de Humanização.

No total, mais de 6,5 mil votos válidos foram computados. A diferença entre os dois vídeos com votação mais expressiva  foi de apenas três votos, portanto a  Comissão Organizadora do Concurso considerou o resultado como  empate técnico, premiando as duas experiências com a Menção Honrosa.

O vídeo de Campina Grande (PB) foi inscrito pela trabalhadora Melania dos Santos Amorim, e demonstra a prática das recomendações da OMS para a assistência humanizada ao parto, seguindo as evidências científicas mais recentes, com foco no benefício das  usuárias,  sensibilização de outros profissionais de saúde que atuam na assistência ao parto no Instituto de Saúde Elpídio Almeida, além do treinamento de estudantes. O acolhimento à família, apoio empático e contínuo intraparto, uso de métodos não farmacológicos de alívio da dor, estímulo à participação do acompanhante de escolha da mulher, entre outras práticas são retratados no vídeo que obteve 2104 votos.

O  vídeo de Goiânia (GO)  foi inscrito pela trabalhadora Andrea dos Santos Silva e apresenta atividades como o curso de libras para os profissionais visando  melhoria  na acessibilidade aos usuários com deficiência auditiva, o  acolhimento com classificação de risco, e a cogestão por meio do conselho local de saúde que inclui trabalhadores e usuários. Outra atividade que faz a diferença no hospital é possibilidade de visitas fora do horário comercial, todas as noites. A ambiência do Hospital propicia espaços de convivência que possibilitam o encontro entre usuários e trabalhadores, além de possibilitar a  continuidade da formação escolar dos usuários internos, entre outras ações de humanização .

O Voto popular é a última etapa do Concurso Cultural Somos Parte do SUS que dá certo, que selecionou duas experiências de cada região do país para compor o novo vídeo institucional da PNH, que será produzido no primeiro semestre de 2014.

Para assistir aos vídeos que receberão a Menção Honrosa via  Voto Popular do Concurso Cultural Somos Parte do SUS que dá Certo, clique nos links abaixo:
Paraíba
Goiás

Segue abaixo a relação de votos válidos para cada vídeo:

Região Norte:

 O  SUS QUE DÁ CERTO NO INSTITUTO DA MULHER –  AMAZONAS – 1908

 ATENDIMENTO A POPULAÇÃO RIBEIRINHA NO MUNICÍPIO DE BORBA-UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FLUVIAL IGARAÇU – 14

Região Nordeste: 

 HUMANIZAÇÃO DO PARTO – ISEA – CAMPINA GRANDE – 2104

PERMANECERSUS/BA: ACOLHENDO SUJEITOS E HISTÓRIAS NO CAMINHAR DA HUMANIZAÇÃO – 53

Região Centro – Oeste:  

PRÁTICAS DE ACOLHIMENTO NO HOSPITAL DE DOENÇAS TROPICAIS DR ANUAR AUAD – 2101

EXPERIÊNCIA DE ATENÇÃO INTERDISCIPLINAR EM UM AMBULATÓRIO DE ATENÇÃO A PESSOAS COM HANSENÍASE – 20

Região Sudeste: 

 DOULAS – HUMANIZANDO O NASCIMENTO –SETE LAGOAS – 214

CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE MENTAL INFANTO-JUVENIL – 14

Região Sul 

CONSOLIDANDO O HUMANIZASUS NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA DA UEM: INOVAÇÃO E TRABALHO COLETIVO – 60

CONHECENDO O CENTRO DE SAÚDE DE BLUMENAU – 16

A Menção Honrosa será entregue aos responsáveis pela inscrição dos vídeos durante a Semana Nacional de Humanização, que acontecerá de 07 a 11 de abril, em todo o país. Clique aqui e saiba como inscrever atividades na Programação Oficial.

Sobre o Concurso
Para se inscrever, bastava o envio de  um vídeo de até cinco minutos que mostrasse algum serviço ou iniciativa da saúde pública com resultados positivos e de acordo com as diretrizes da humanização do SUS. Não era necessária filmagem profissional, mas aceitos vídeos captados por câmera fotográfica ou celular, desde que apresentassem ações que envolviam as diretrizes  da PNH desenvolvidas em unidades básicas de saúde, policlínicas, hospitais, serviços especializados, setores relacionados diretamente à gestão no SUS, iniciativas de usuários e movimentos sociais, entre outros. As inscrições foram realizadas online, na Rede HumanizaSUS.

Todos os vídeos foram assistidos por 18 apoiadores da PNH pelo Brasil, que, de maneira independente, avaliaram experiências de regiões diferentes daquelas em que realizam apoio institucional. Critérios como a criatividade e o potencial para melhorar o acesso e qualidade no SUS, fizeram parte da avaliação. Os 30  com melhor avaliação foram encaminhados à Comissão Julgadora do Concurso, formada por representantes das seguintes instituições: da PNH, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Conselho Nacional de Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde e Organização Panamericana da Saúde. Esta Comissão  selecionou as dez  experiências de humanização mais adequadas a diferentes critérios, como criatividade e seu potencial para melhorar o acesso e qualidade no SUS, entre outros. Os responsáveis pelos 30 vídeos finalistas  participaram do Seminário 10 anos da PNH, quando houve a divulgação das dez experiências selecionadas.

Na Rede HumanizaSUS, é possível conhecer as 10 experiências que vão fazer parte dos novos materiais de divulgação da PNH, os vídeos finalistas e também todos os vídeos inscritos.

Sobre a PNH
A PNH existe há dez anos no SUS para transformar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários, de modo que cada um deles se reconheça como parte do SUS  e contribuam para suas melhorias.  Com um grupo de apoiadores atuando em todo o território nacional, o trabalho da PNH se baseia no apoio institucional às Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Hospitais e Coletivos de Humanização, além da  formação de gestores, trabalhadores e usuários. Acolhimento, gestão participativa e cogestão, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência são as diretrizes que embasam a PNH e se materializam nos serviços de saúde por meio de  diferentes dispositivos para se melhorar a atenção e o trabalho em saúde: Acolhimento com classificação de risco (que inverte a lógica de atendimento por ordem de chegada, mas de acordo com a vulnerabilidade e o risco do usuário do SUS), colegiados gestores (que democratizam as decisões), garantia de visita aberta e direito ao acompanhante, projetos de ambiência que contam com a experiência cotidiana dos trabalhadores para as reformas da infraestrutura do serviço de saúde, entre outros.

Mais informações:
Política Nacional de Humanização
61 3315 9130