CIRANDAS DA VIDA E A ORGANIZAÇÃO DOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE EM FORTALEZA

11 votos

foto_rhsus1_0.jpg

Tendo em vista a implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (Pneps) e os desdobramentos do Curso de Educação Popular em Saúde (EdPopSus), aconteceu no último dia 28 de Janeiro de 2013, no Espaço Elefante Branco, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), na cidade de Fortaleza, o primeiro Encontro de Planejamento do Núcleo de Educação Popular em Saúde da Secretaria Regional IV com os ACE/ACS, concludentes do referido curso e, contou a com participação de 30 pessoas, entre agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de endemias (ACE), educadores populares (cirandeiros – Jair Soares e Edson Oliveira) e a participação dos professores (mediadores do EdPopSus – Ana Paula Brilhante e Augusto Martins).

Aconteceu mais um encontro
A saúde do encontro e dos olhares
Troca de sentidos e ideias
O que fazer com o que já se faz?
O que fazer pra fazer de outro jeito?

A atividade começou com a contextualização feita por Jair Soares sobre a importância de dar continuidade ao processo desencadeado pelo curso de educação popular em saúde, tendo em vista o diálogo entre as ações das Cirandas da Vida com as atividades desenvolvidas pelos trabalhadores e sua aplicação no cotidiano dos serviços realizados pelos ACEs e ACS.

foto_rhsus2_0.jpg
Vamos juntar as mãos?
Vamos compartilhar os sentidos?
Vamos seguir no mesmo vagão?
No encontro da educação permanente e popular?
E de área em área
De estação em estação
Teremos muita coisa pra fazer
Sempre pensando juntos
Mas também cantando e celebrando
Construindo atos limites
De viver e lutar

O nosso trem vai seguir viagem… Com essa cantiga do educador popular Marcio Firmino, teve início a apresentação dos participantes, que se organizaram em grupos identificados pelas Unidades de Saúde às quais são lotados. Formados os grupos, foi a vez de conversar sobre as atividades que são realizadas nos territórios. No desenrolar da conversa cada grupo destacou três ações consideradas mais relevantes. O passo seguinte foi observar coletivamente com qual das trilhas temáticas das Cirandas da Vida essas atividades dialogam. Previamente, os participantes visualizaram as trilhas (ou sinfonias temáticas) que compõem o Plano de Ação da Estratégia Cirandas da Vida, para facilitar o trabalho dos grupos.

dsc08434_0.jpg
Muita coisa a gente faz
E há muito ainda por fazer
Cada área é um mundo
Densa massa desse complexo viver
E as ações são respostas e sinais?
Para tantas perguntas que o cotidiano faz?

Os educadores populares das Cirandas da Vida ressaltaram a importância do encontro, na perspectiva do compartilhamento de ações territoriais e desse diálogo entre os princípios da educação popular em saúde e as atividades que estão presentes no cotidiano dos serviços dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Endemias (ACE). O Plano de Trabalho das Cirandas da Vida e o fazer cotidiano dos trabalhadores expressam a necessidade de aproximar cada vez mais a promoção de saúde com as práticas e saberes existentes em cada lugar.

O olhar dos cuidadores alcança o horizonte
E se empodera de imagens reais alegres e tristes
As mãos dos cuidadores tocam e apalpam outras mãos
E se fazem guias de cuidado e atenção
Há tato e olfato no ato de cuidar
E o tempo da escuta é a bússola
É o templo sagrado do ato de cuidar

dsc08427_0.jpg
Dentre as atividades priorizadas, o Centro de Saúde Abel Pinto conta com as Cirandas da Vida para desenvolver atividades dentro da trilha temática Juventude e Saúde, o Centro de Saúde Ocelo Pinheiro pretende aprofundar e fortalecer as suas ações através da trilha temática “Gestão participativa e participação popular”, buscando vincular educação e promoção da saúde, a exemplo do trabalho que desenvolve com idosos assistidos pela Unidade de Saúde.
No encerramento, todos avaliaram que o encontro foi positivo, pois proporcionou o reencontro das turmas, foi objetivo, alegre e amoroso. E ficou agendado outro encontro para o dia 18 de fevereiro, local a confirmar, dia em que será construído coletivamente o plano detalhado de todas as ações.

foto_rhsus3_0.jpg
E assim a vida segue
O rumo é a gente que faz
O encontro educa a gente
A trabalhar pela paz
A prática e a teoria
Juntas podem caminhar
Aprendendo e ensinando
No território e lugar!