Síntese do texto Análise do trabalho em saúde nos referenciais da humanização e do trabalho como relação de serviço.

13 votos

                               TRABALHO DO CURSO DE APOIADORES DA PNH

Síntese do Texto:  Análise do trabalho em saúde nos referenciais da humanização e do trabalho como relação de serviço.
Autor: Serafim Barbosa Santos Filho
Nesse texto o autor faz referência o trabalho em saúde e utiliza como parâmetros a Política Nacional de Humanização – PNH. Apresenta o trabalho como atividade numa perspectiva de serviço e estabelece os trabalhadores como os principais atores de todo o processo. Mas para que desenvolvam as atividades dentro da ótica da PNH, o autor faz abordagem dos conceitos estruturantes dessa política e propõe transformações nas relações sociais entre gestores, trabalhadores e usuários. Enaltecendo que essas transformações devem acontecer nas formas de produzir e prestar serviços.  Os locais de trabalho devem ser um campo aberto a inovações, que possibilitem a construção de saberes, de negociação e gestão. Nesse novo enfoque de trabalho em saúde, há uma ruptura com a forma antiga de conduzir os serviços, em que as decisões eram tomadas de cima para baixo. Não havia participação dos trabalhadores e pincipalmente dos usuários no processo decisório.
Dentro da proposta da Política de Humanização os trabalhadores são compreendidos como sujeitos e que estão sempre em processo de construção, aprendendo no e com o trabalho. Nessa perspectiva, objetiva-se o desenvolvimento da autonomia e corresponsabilização levando o trabalhador a entender que ele é agente transformador e não mero executor do serviço.
Ao longo do texto o autor enfatiza aspectos que contribuem para melhorar a satisfação no trabalho, entre os quais valorização profissional, motivações pessoais, incrementos nas formas de comunicação, compartilhamento das atividades e responsabilidades, trabalho em  equipe dando ênfase na participação ativa de todos os membros, levando-os a identificar estratégias que possibilitem aproximar o trabalho dos objetivos estabelecidos.
O texto também aborda os entraves e os desafios existentes no processo de trabalho em saúde. Os conflitos, a falta de recursos e de condições de trabalho. E como isso é trabalhado dentro da perspectiva da PNH. Registra que isso não é ignorado e não aniquila as lutas sociais, mas que impulsiona a reflexão e ao diálogo. E propõe o envolvimento e engajamento de todos os trabalhadores, que estes avaliem, troquem experiências e desenvolvam a autonomia. Também são abordadas as formas de gestão na condução dos serviços de saúde e como impactuam na vida dos trabalhadores e usuários.

O autor explora a temática do processo de trabalho em saúde, mostrando as dificuldades, os embates e desafios na condução de uma proposta em que o trabalhador é colocado como protagonista do serviço. E ressalta a importância da análise e avaliação do trabalho, objetivando  sempre o aprimoramento das ações.

                             
                                            Maria do Carmo Vasconcelos da Silva