Sherazade e suas visões da adolescência: Um Flerte com a Barbárie

17 votos

sherazade.jpg

Não se trata da famosa personagem de "As Mil e Uma Noites" e sim de sua homônima, jornalista do SBT. Ela tem chamado a atenção por opiniões tidas como, no mínimo, polêmicas.

Nada contra pessoas que exercitam seu direito de opinião. Obviamente que isso não retira meu direito de livremente opinar sobre a opinião alheia. Sherazade parece trazer algo de novo. Uma jornalista que "opina" e não tem gestos dissimulados que, em última instância, também opinam, seja pelo tom de voz, pelo arquear das sobrancelhas  ou pelo sorriso levemente debochado.

Mas aqui encerra-se qualquer possibilidade de elogiar Sherazade. Ela está no campo oposto que sempre defendi. Diariamente expressa as "jóias" preconceituosas do pensamento conservador. 

A última delas aconteceu essa semana. Um garoto de 15 anos, morador de rua, foi atacado por uma turba formada por dezenas de motoqueiros que espancaram esse garoto, depois o acorrentaram nu a um poste. Sherazade defendeu esse gesto de "bravura indômita" argumentando que restava apenas isso como resposta de cidadãos de bem num pais que as instituições que deveriam reprimir esses "bandidos" não o faziam. E alerta no final de sua fala que caso os defensores dos direitos humanos se incomodassem com aquela situação, que lançassem uma campanha com o título "adote um marginal".

negro-amarrado-a-poste.jpg

Confesso que quando vi o vídeo não acreditei. Quando buscamos o fato, não se sabe nada sobre o que aconteceu. Teria o garoto cometido algum furto e depois foi seguido pelos "justiceiros"? Mesmo que isso fosse verdade, onde existe amparo legal que chancele o direito dos tais "cidadão de bem" em espancar um adolescente, tortura-lo, deixa-lo nu e amarra-lo  a um poste? Não estaria a jornalista com sua fala que atinge milhões de pessoas estimulando a formação de milícias para espancar pessoas nas ruas que se adequassem aos estereótipos de jovens negros e moradores de rua? Não estaria defendendo a prática da tortura como resposta natural frente a esse tipo de situação? Isso tudo pareceu um flerte com a barbárie.

Mas espere. Nossa amável Sherazade tem dois pesos e duas medidas. Veja seu pronunciamento sobre o cantor Justin Biber. Nos últimos dias ele tem frequentado os noticiários não mais pela música e shows onde enlouquece um público adolescente. Foi preso por dirigir bêbado em alta velocidade, ah, não esquecemos também de outra ocasião onde também foi preso por agredir seu motorista além de cuspir em fãs. Realmente, um menino modelo para mostramos como exemplo aos nossos filhos.

Sherazade, como profunda conhecedora da natureza humana nos alerta que devemos "pegar leve com Justim Biber", afinal, os médicos já avisaram que essa fase é turbulenta por causa dos hormônios. Ele é só alguém que está crescendo. O leitor notou? Um preto miserável vivendo nas ruas é um bandidinho (mesmo que a gente não saiba que crime ele cometeu,  mesmo que a turba que comete crime ao agredi-lo e submete-lo a tortura e humilhações seja vista formada por "cidadãos de bem"). Biber que cometeu crimes claramente identificáveis e que em março será julgado por parte deles é um garoto que só está crescendo. Claro, ele é rico, branco e famoso. 

Sherazade, por que você não tenta adotar o Justim Biber? Com certeza, a julgar pela rigidez de seus padrões de julgamento, você terá um criminoso em casa. 

Faça sua comparação leitor. Assista abaixo aos dois vídeos. Nossa Sherazade bem poderia ser uma personagem de "As Mil e uma Noites de Pesadelo".

 

Vídeo sobre o garoto espancado e amarrado nu a um poste.

 

Vídeo sobre o criminoso Justin Biber