TENDA DO CONTO – UMA EXPERIMENTAÇÃO INTERATIVA NO MODO DE CUIDAR E SER CUIDADO

13 votos

Aconteceu nos dias 05 a 07 de fevereiro, no Kubitschek Plaza Hotel, em Brasília-DF, o II Seminário Nacional do Programa academia da Saúde e a I Mostra de Práticas do Programa academia da Saúde e a Tenda do Conto se fez presente como prática interativa no modo de cuidar e ser cuidado, junto a Academia da Saúde.

Uma vivência aconteceu com a participação de pessoas de vários Estados, onde mostramos artes de fazer, contar e inventar. Experiência que teve o poder de afetar, fortalecer vínculos e potencializar o lugar de ator social do SUS.

foto_tenda_post_1.jpg

Tenda do Conto e Academia da Saúde, um encontro de protagonismos, juntos para fortalecer a promoção da saúde, promover a integração multiprofissional na construção e execução das ações, ampliar a autonomia dos indivíduos, promover mobilização comunitária, construindo redes de apoio e ambiente de solidariedade, contribuir para ampliação e valorização da utilização de espaços públicos.

Mais uma tenda feita com afeto, troca de saberes, experiências compartilhadas e emoções vividas.

dscn8581_1600x1200_tenda_post_2.jpg

foto_tenda_post_2.jpg

Começamos com uma apresentação de como é feita a Tenda do Conto, a sua fundamentação teórica, que elementos a constituem, como a equipe vem trabalhando no decorrer dos seis anos de existência e como a comunidade tem participado ativamente das várias Tendas que já ocorreram.

Em seguida a Tenda se fez viva onde foi aberto um espaço de escuta, onde os participantes livremente sentaram na cadeira inspiradora e começamos a ouvir histórias de vida, filhos, família, trabalho e o mais importante foram a troca de saberes, as experiências vividas, a escuta compartilhada, transformando e deixando a manhã mais rica, cheia de histórias carregadas de emoções, sentidos.

foto_tenda_post_3.jpg

dscn8611_1600x1200_tenda_post_3.jpg