Tocar a alma humana

11 votos

alma_humana_jung.jpg

A relação do homem com o mundo não teria Razão se não começasse pela Percepção, pelos Sentidos. A Percepção do mundo pode trazer Emoções e a emoção nada mais é que uma resposta instintiva que temos quando passamos por diversas situações na vida. Sem as emoções as pessoas não percebem, ou seja, sem a emoção também não existe percepção. A emoção pode ser transmitida com gestos  no sorrir, no olhar, no falar e no tocar. Assim sendo, os simples gestos como o sorrir, o olhar e o tocar são de extrema importância nas relações humanas, na relação médico-paciente, na relação profissional de saúde- paciente.

O profissional de saúde pode está perfeitamente habilitado dentro da sua categoria profissional, contar com conhecimentos científico-tecnológicos da mais alta complexidade, mas se não usar da fenomenologia como aliada, se não lançar mão do que fundamenta as teorias das relações humanas, se não basear sua relação profissional no respeito ao próximo, poderá se ver em pouco tempo num ostracismo profissional.

A célebre frase do suíço Carl Jung faz-nos refletir sobre o que é cuidar do próximo , o que é ter uma postura profissional diante de um paciente: "Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar numa alma humana, seja apenas outra alma humana".