Tenda Paulo Freire Humaniza a II EXPOGEP

14 votos

 

 

 

Não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes, já dizia Paulo Freire, confira um momento singular onde educação e saúde se misturam.

Em um evento dirigido aos Gestores, Secretários de Saúde de todo o Brasil, em meio as formalidades, a Tenda Paulo Freire relembra a importância da Educação Popular em Saúde.

 

sgep.jpg

A Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS (II EXPOGEP) em sua segunda edição, oportunizou um grande momento de visibilidade das experiências implementadas, de formulação de conhecimento, de educação permanente para a gestão estratégica e participativa.

A II EXPOGEP buscou expressar diferenças demográficas, socioeconômicas e culturais das regiões brasileiras, reafirmando os papéis dos entes federativos (estados, municípios e governo federal) na ampliação da qualidade e do acesso aos serviços e ações do Sistema Único de Saúde, destaca-se por fim o intercâmbio internacional que foi realizado a partir da participação de países e instituições parceiras.

brasilia.jpg

Gostaria de destacar nessa matéria a Tenda Paulo Freire, que foi montada próxima ao refeitório do Centro de Convenções e trazia animação, além de acalourados debates em um formato mais livre, muitas rodas de conversa… e apresentações artísticas e foi antes de uma banda começar a tocar que eu ouvi a história de uma pessoa que estava conseguindo vencer o vício das drogas com o auxílio da música. “O Crack é uma Gozada Mental”  disse entre suas falas….

Quando estava no ônibus que levava ao aeroporto, sentei-me casualmente ao lado de uma enfermeira paulista e ao tocar no nome de Paulo Freire ela me disse:

” Desculpe eu não sei quem é Paulo Freire, já ouvi seu nome, mas não sei quem ele é ou o que ele fez…”

paulo.jpg

Expliquei brevemente que eu sabia sobre Paulo Freire, então nos despedimos e eu embarquei para Joinville. Ainda vivemos na sociedade das caixinhas, mas espero que a educação também encontre cada vez mais um lugar na saúde, esse lugar lúdico numa tenda.

padilha.jpg

Então como alguns de vocês sabem eu fiquei sabendo deste evento num post da Emília, me inscrevi e fui selecionado, graças a isso tive dois prazeres enormes, conhecer 2 ministros da saúde em menos de uma semana e apresentar meu Trabalho de Conclusão de Curso: Análise Institucional dos Conselhos de Saúde de Joinville-SC elevando o nome do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e do meu ainda desconhecido Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar.

De certo não posso deixar de dizer que este evento foi deliberadamente o lançamento da Pré- Candidatura de Padilha ao Governo de São Paulo, mas o tiro saiu pela culatra, pois tinha poucos paulistas ali…tinha muito cearence pois o que se falava é que o Secretário de Gestão Participativa queria se lançar a Deputado Federal pelo Ceará… mas não falo mais nada pois isso são políticos fazendo politicagens nas políticas públicas.

Demorei a escrever porquê estava lendo umas histórias da Sherazade e as 1001 noites.

tcc.jpg