ANÁLISE SOBRE TEXTO PAIDEIA E GESTÃO

0 votos

TEXTO: PAIDEIA E A GESTÃO: INDICAÇÕES METODOLÓGICAS SOBRE O APOIO.
AUTOR: GASTÃO WAGNER SOUSA CAMPOS (2001/2003)
ANÁLISE: MÁRCIA ROSEANE

O autor nos conduz para uma compreensão que o Apoio Paideia é um processo de reformulação da maneira tradicional de gerenciar os serviços, de forma que a parceria integra e reintegra os sujeitos, independente em que status profissional; de saber e conhecer se encontrem. 
Esta metodologia reconhece ainda que o trabalho não se resume apenas a uma finalidade, mas perpassa por fatores importantes, ligados aos espaços instituições; produção e reprodução de serviços; práticas, produção social – subjetividade humana.
O texto aponta uma questão importante, quando o autor cita que se não houver uma gestão participativa, provoca o empobrecimento de tudo que envolve o profissional e usuários, reconhecendo que uma gestão é quem determina as formas de relações entre estes.
Assim o texto deixa claro que “O Apoio Paideia” – reforça o que prima a PNH, quando do método de tríplice inclusão.
O texto aborda ainda que o método Paideia é importante para pensar sobre a “gestão das práticas sociais”, dessa forma fortalecer os menos favorecidos a se compreenderem como sujeitos inseridos no mundo e participarem do que permeia as relações dentro de uma sociedade.
O Método Paideia, traz uma questão importante, quando acredita que em todas as instituições ficam evidentes situações de poderes, de saberes, mas também de afetos. Assim, este método tenta construir relações entre os sujeitos envolvidos no processo trabalho, de forma que todos estejam em um mesmo patamar e com um único objetivo. Como cita o autor em parte do seu texto […] “quem apoia sustenta e empurra ao outro. Sendo, em decorrência, também sustentado e empurrado pela equipe “objeto” da intervenção. Tudo misturado e ao mesmo tempo”.