I Atividade Módulo II : LEITURA E RELATO SOBRE O TEXTO DO GASTÃO “Paideia e a Gestão: indicações metodológicas sobre o apoio”.

0 votos

          O texto do autor Gastão Wagner Sousa Campos trata de uma postura metodológica  para ser utilizada nas instituições chamada de Apoio Paidéia  que servirá de   complementando  as ações gerenciais de planejamento, supervisão e avaliação do trabalho em equipe, e que sugere a adoção do sistema de co-gestão para  atuar de forma interativa com quem executa as tarefas, trazendo ao grupo algo externo capaz de exercer pressão e assim corrigir uma falha da gestão tradicional que em geral não interfere na produção social e subjetiva dos trabalhadores e usuários.
       Para acontecer o efeito Paidéia é preciso ampliar a capacidade das pessoas de buscar informações e interpretá-las para poder agir de forma transformadora e sistematizada. Para o autor a liberdade, ou a cidadania, ou a saúde, tudo depende da capacidade de lidar com afetos, com saberes e com o poder, já que a constituição de sujeitos, das necessidades sociais e das instituições é um produto de relações de poder, do uso de conhecimentos e de modos de circulação de afetos.
       A função apoiador Paidéia pode ser exercida como dirigente, como apoiador externo (consultor), como profissional com suposto saber, como membro da equipe, cada tipo apresenta diferentes características com vantagens e desvantagens, o importante é ter a capacidade para construir análises e soluções compartilhadas reconhecendo a autoridade sem se submeter a ela. São idéias apresentadas pelo autor para colocar em prática esta metodologia:
– construir rodas com o objetivo de planejar projetos de intervenção, estabelecer contratos que se desdobram em responsabilidades e tarefas;
– incluir as relações de poder, de afeto e a circulação de conhecimento em análise, bem como o apoiador e o processo de apoio.
– Trazer para o trabalho de coordenação, planejamento, supervisão e avaliação a lógica da tríplice finalidade das instituições: qualificar a ação institucional para o cumprimento de finalidades externas ao grupo (produzir valores de uso para os outros); para a defesa e reconstrução da própria organização e para assegurar o desenvolvimento e a realização pessoal e profissional do grupo apoiado, os três objetivos são meios para se conseguir algum resultado, mas ao mesmo tempo são também um fim de todo e qualquer empreendimento humano.
– Trabalhar com as ofertas externas e que ao mesmo tempo valorizem as demandas do grupo.
– Apoiar o grupo tanto para construir objetivos de investimentos, quanto para compor compromissos e contratos com outros.
– Pensar e fazer junto com as pessoas e não no lugar delas.
– Ampliar os espaços onde se aplicam os métodos.
– Autorizar os grupos a exercer a crítica generosa e a desejar as mudanças.
– Autorizar-se ser agente direto e não apenas apoiador.
Ao finalizar o texto o autor conclui dizendo que um bom dirigente dirige e é dirigido, comanda e é comandado por aqueles com quem trabalha.