síntese sobre o filme sicko

0 votos

Síntese sobre o filme Sicko
O filme mostra a realidade da saúde no sistema americano que não possuem uma assistência universal para a sociedade, mostra também  como as empresas de planos de saúde lucram e como as pessoas que não possuem condições financeiras para usufruir do seguro sofrem sem assistência  médica e sem medicamentos necessários  para a recuperação de doenças das mais simples até as mais graves. O cineasta norte-americano Michael Moore compara a forma de organização dos sistemas de saúde de Cuba, Canadá, França e Inglaterra que funcionam bem melhor do que o sistema de saúde americano e que não faz com as famílias se desfaçam de tudo que tem para não deixar o ente querido morrer.
Essa forma de organização egoísta dos Estados Unidos vem enriquecendo várias autoridades daquele país que por interesse individual em lucrar de alguns,  deixam milhares de pessoas sem assistência médica, medicamentos e exames por não terem condições de pagar para ter sua saúde garantida, levando essas pessoas a irem para outros países para tentar se recuperar onde não é cobrado para se viver. No Canadá, por exemplo, as pessoas tem direito a escolher seus próprios médicos e não pagam nada pelos medicamentos, em Londres os profissionais da saúde são muito bem incentivados e as pessoas que pagam pelo serviço de saúde pagam muito pouco e os que não tem condições não deixam de ser assistidos por não ter dinheiro. Já em cuba o sistema de saúde é uma referência para os demais países onde não existem favelas nem crianças pedindo esmolas e que os direitos humanos são garantidos a toda sociedade.
Diante do exposto pode-se  concluir que o descaso da organização e assistência a saúde nos Estados Unidos é totalmente desumana, pois visa somente o lucro e o enriquecimento de pessoas poderosas do ramo da política e é o que acontece muito com outros casos de corrupção e roubos aos cofres públicos existentes aqui no Brasil. No entanto, temos um Sistema Único de Saúde e que devemos valorizar e lutar para esse sistema seja realmente efetivado e se cumpra todos os direitos já conquistados pelo SUS, precisamos ter a visão de que a saúde pública e de boa qualidade é um direito nosso e quanto mais a sociedade se afastar dessa realidade mais direitos conquistados serão perdidos.