Linha do tempo- Paula Quitéria da Silva Ferreira

0 votos

Trajetória Profissional no SUS
Iniciei minha trajetória profissional em outubro de 2003, após aprovação em concurso público da Secretaria do Estado de Alagoas, na função de psicóloga. Ao chegar no Hospital Geral do Estado ( Antiga Unidade Emergência Dr. Armando Lages), senti a necessidade de uma especialização na área hospitalar, então busquei o curso de especialização pelo CEPSIC-FMUSP, que teve duração de dois anos, e que me rendeu conhecimentos importantes para minha prática e a publicação de um artigo cientifico, que foi publicado em 2005. Além do HGE, em 2008, após aprovação em concurso público, fui chamada para trabalhar na Secretaria de Saúde do Município, em uma UBS, que me proporcionou atuar também na atenção básica, uma oportunidade muito boa, pois passei a trabalhar além da assistência, como a promoção e prevenção em saúde.
Durante meus nove anos de atuação no HGE, em alguns momentos tive a oportunidade de supervisionar estagiários de psicologia, experiência muito rica e proveitosa, pois o contato com ensino e pesquisa nos motiva para melhorar e aprimorar nossa prática. Além disso, devo ressaltar que o nosso ambiente de trabalho é bastante peculiar e rico em fenômenos que merecem ser estudados, sendo um amplo campo de pesquisa e ensino.
Além disso, eu e a psicóloga Silvana Tenório Wanderley elaboramos o protocolo de assistência psicológica do Hospital Geral do Estado, que foi apresentado em setembro de 2012, na Segunda Mostra Nacional de Práticas Psicológicas em São Paulo. A partir daí, tivemos a oportunidade de entrar em contatos com outros serviços de psicologia do Brasil, e para nossa surpresa nosso trabalho foi tido como um dos pioneiros na área de psicologia hospitalar.