PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR EM DISCUSSÃO NO COLETIVO AMPLIADO DE HUMANIZAÇÃO/SP

13 votos

Dando continuidade à discussão sobre as contribuições da PNH para o fortalecimento da RAPS no estado de SP, estivemos reunidos no Núcleo do Ministério da Saúde-SP, nesta manhã de 19/02, desta vez  focando um dos dispositivos da Clínica Ampliada: Projeto Terapêutico Singular(PTS).

Uma conversa delicada, iniciada com a apresentação da condução do tratamento de um usuário de CAPS, delicadeza justificável pelo fato de envolver exposições de diferentes ordens. Seja  exposição de quem apresenta e dos serviços envolvidos, seja do sujeito em tratamento, tudo isso configurando um grau de complexidade enorme a demandar manejos consistentes, porém, com interações generosas,  à altura da generosidade dos que se dispõem a encarar o desafio por acreditar que de conversas como estas saímos um pouco mais ricos do que entramos.

Aliado a isso tudo, importante registrar que a roda contou com 120 participantes, um fator a mais a aumentar a responsabilidade de todos para com os cuidados  viabilizadores de “falas francas”, porém, plenas de respeito e acolhimento.

A palavra circulou, perguntas e pontuações relativamente debatidas (impossível neste espaço sintetizar  as diferentes falas com seus diferentes aportes, também estes pouco explorados porque não se tratou de uma mesa redonda mas de uma roda de curta duração), deixando um gosto de queremos mais e o compromisso de pesquisar literatura, discuti-las em rodas menores e voltar daqui a um tempo para novas aproximações  com a temática.

Sobre bibliografia, arrolamos três textos, fundamentalmente:

1- Cartilha “Clínica Ampliada” da PNH-MS in redehumanizasus.net (Área da PNH)
2- Livro “Pesquisa Avaliativa em Saúde Mental”. Organizadores: Rosana Onocko, Juarez Furtado, Eduardo Passos, Regina Benevides. Ed Hucitec, 2008.
3- Texto “Clínica e Política” de Eduardo Passos e Regina Benevides (Publicado na revista Lugar Comum, RJ, ISSN 14158604, n. 19-20, jan-jun de 2004, pp. 159-171)

O tema do encontro de abril do Coletivo Ampliado de Humanização de SP será o “Apoio Institucional a municípios ou grupo de municípios” com a presença do coordenador nacional da PNH, Fábio Alves.