Síntese do Texto: Paidéia e a Gestão: Indicação Metodológicas sobre o Apoio. Gastão Campos.

0 votos

   As indicações metodológicas sugeridas no texto relata um novo modelo de fazer saúde, fugindo da tradicional ideia de gestão onde a preocupação maior é com a conservação do próprio poder e analisando os sujeitos envolvidos como um todo, sem ocorrer a separação. O apoio Paidéia procura demostrar modos de ser e proceder dos envolvidos, misturando poder, saber e afetos. É uma troca de saberes fortalecendo o indivíduo para o enfrentamento da realidade apresentada, com um modo de pensar e agir capaz de modificar o próprio indivíduo e o ambiente institucional. Auxilia buscando compreender a si mesmo, aos outros e o contexto em que se encontra inserido.

  No método Paidéia busca-se evitar a guerra de posição e enfatiza-se a necessidade de mudanças nas instituições. Sendo preciso, realizar uma política de movimento que seja comprometida com o efeito Paidéia. Desburocratizar formas de trabalho e gestão e instigar a implantação de uma forma de co-gestão.

  Segundo Gastão, ser apoiador Paidéia implica na tentativa de ampliar a capacidade das pessoas lidarem com o poder, com a circulação de afetos e com o saber. Não precisa ser gestor, desde que exerça qualquer função dentro de um coletivo, para os envolvidos no contexto. É um modo de compromete -se com os outros. 

  O método Paidéia convida também membros externos para apoiar o movimento dando sua contribuição com seus conhecimentos e olhar diferenciado por ser membro externo, enriquecendo o contexto institucional, construindo análises e soluções compartilhadas. Efetivando a democratização na instituição participando da gestão.

  Gastão, dar orientações e especificações de alguns recursos úteis a função de apoio. Esses recursos retratam os caminhos e passos a serem percorridos pelos apoiadores, enfocando que não pode faltar nem deixar passar esses recursos, eles têm que ser seguidos e implantados no contexto institucional onde o apoiador encontra-se inserido. São ferramentas de luta do apoiador, métodos  de introspecção do modelo Paidéia no apoiador. Apontando caminhos de construção fortalecidos para assegurar mudanças nos estigmas institucionais, com a colaboração dos seus pilares: trabalhadores e usuários, co-gestão.

  Ocorre um comprometimento maior, quando se torna apoiador e a responsabilidade enfatiza seu modo de apoiar de forma que seja: junto com toda a equipe, tendo generosidade crítica, sem pressionar ou impor, apenas angariando conhecimentos, confiança e autonomia da equipe. O apoiador não cria sozinho ele constrói junto com o grupo, é uma mistura de saberes. 

  É uma tentativa de quebra de poder, é mostrar para a equipe que eles tem autonomia para realizar mudanças sem atropelar as hierarquias. É um reolhar da prática profissional e institucional sedenta de poder e completa de estigmas. É a chave para mudarmos o quadro atual mórbido, intocável, determinado. São orientações para saber introduzir o método na perspectiva de alcançarmos vôos para a concretização de idéias assertivas propostas por todo o grupo que vivencia esse contexto institucional, histórico-social predominante. É a oportunidade do conhecimento e vontade de realizar mudanças entrando em cena. É a necessidade gritante de ter apoiadores que instigue usuários, outros trabalhadores e gestores a reflexão, caminhando para a possível quebra de resistência. É uma iniciativa de fazer escutar, ser escutado, compreendesse, compreender os outros, ensinar, aprender e construirmos um novo modelo de atuação.