Fórum Perinatal de Alagoas

17 votos

No dia 27 de fevereiro ocorreu em Maceió, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o 12º Fórum Perinatal do Estado de Alagoas.

A coordenadora estadual da Rede Cegonha, Syrlene Patriota, conduziu os trabalhos, que contou com o apoio do Ministério da Saúde: Sérgio Aragaki (PNH), Eliane (Saúde da Mulher), Sonia Moura (Grupo Condutor das Redes) e com a coordenadora municipal da Saúde da Mulher e da Rede Cegonha de Maceió, Suzângela Dória.foto_1.jpg

Inicialmente Syrlene apresentou os resultados do monitoramento das ações que foram propostas para serem realizadas durante o ano de 2013. Diante dos baixos índices constatados em relação à execução das práticas adequadas  de atenção ao parto e nascimento, as pessoas presentes debateram a respeito da situação, respeitando-se os princípios e o método propostos pela PNH.

Assim, houve participação ativa e corresponsabilização de todas(os) presentes, que incluíam também os seguintes representantesrepresentante: Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente e Sociedade de Pediatria, Coordenação de Atenção Básica, Hospitais (Universitário, Regional, N.S.Guia, Cajueiro, Arapiraca, Coruripe, São José da Tapera e Viçosa), Santa Casa de São Miguel dos Campos, SESAI, Conselho Municipal de Saúde de Maceió, Comunicação e Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secr. Municipal de Maceió.

Durante o trabalho foram realizados esclarecimentos, feitas proposições e encaminhadas várias propostas de ações para superação desses desafios, dentre elas: divulgação e reafirmação dos convites para outros setores, instituições, conselhos profissionais, conselhos de saúde e cursos de graduação e pós-graduação  e escolas técnicas em saúde; articulação com o Ministério Público; convite para movimentos de mulheres e outros movimentos sociais; pautar RC e Fórum na CIR; divulgação do aplicativo da RC; trabalho em aplicativo para os hospitais locais; organização da Oficina de Boas Práticas de Alagoas; realização de evento científico; realização de curso sobre os manuais do MS; e, discussão e criação de regimento do Fórum.

Como última atividade no dia, foi feita avaliação do trabalho realizando, sendo consenso que foi muito produtivo e prazeroso, com importantes decisões e encaminhamentos.