Tempo para as novidades…

10 votos

A PNH tem provocado muito movimentos no Médio Vale do Itajaí.

No último encontro do Comitê Regional no dia 21 09 2009 o grupo pode compartilhar a experiência vivida por alguns de seus membros no 2 seminário Nacional de Humanização que aconteceu de 5 a 7 de Agosto em Brasília DF. Isto só aconteceu agora tendo em vista dificuldades de realizar o encontro por causa da epidemia de gripe.

Mas isto só adiou este importante momento de reviver o turbilhão de vivências em favor do SUS que se constituiu o 2 seminário.

O GTH de Indaial representado no evento em Brasilia por Melissa e Doralete ressaltou a importancia de ter vivido o espaço Ágora e ter sentado na roda com muitos dos autores que lemos com frequencia, que nos apresentam conceitos , que dão concretude a nossa prática. Ao exporem seu trabalho de humanização vivenciado no município durante a gestão anterior onde haviam implantado o Colegido Gestor municipal, Ouvidoria e o próprio GTH como dispositivos de humanização, sentiram-se parte de uma grande família que se espalha pelo Brasil todo e que se fez representar no seminário.

Em nome do grupo de Blumenau Maristela Zancanaro  apresentou o trabalho de Formação de Apoiadores locais da PNH realizado em 2008 no município tendo como enfase os gestores da saúde e que atualmente está com uma segunda turma em andamento. No evento em Brasília o município foi representado também pela participação Célia Nicollotti.

Também acabamos compartilhando com o grupo a riqueza de alguns trabalhos de outras partes do Brasil, dentre eles em especial a Tenda do Conto dos companheiros de natal RN e das Cirandas da Saúde. Abordamos então um dos temas que esteve em evidência durante o seminário de arte, cultura e a PNH como uma forma de comunicação com os usuários sem a rigidez do fazer diário das equipes de atenção e gestão da saúde. Em seguida colocamos a disposição dos grupos o material que troxemos de Brasília.

Um outro ponto da pauta foi o papel do comitê em mobilizar e participar do processo de Educação Permanente dos GTHs da região. Avaliamos como muito positivo o desenrolar a partir do evento sobre Direitos dos Usuários , o qual além de mobilizar os grupos de humanização para este tema trouxe para a roda alguns conselheiros municipais de saúde.

Assim o grupo está organizando um outro momento em favor da consolidação destes movimentos: um evento que provoque uma maior inclusão dos usuários e movimentos sociais organizados da região nas rodas de humanização que deverá acontecer em Novembro próximo.

Além disso a partir da participação da representante da Pastoral da Criança colocamos em discussão a nova campanha da UNICEF em parceria com a Pastoral em favor da prevenção da morte súbita de bebes. O ponto mais debatido foi o fato da campanha trazer a tona o questionamento de uma prática que há muito tempo era regra para as equipes de saúde: orientar os pais a deitar os bebes de lado no berço e que agora há uma nova orientação de  coloca-los de barriga para cima.

Isto gerou o tema de discussão: não existe uma verdade absoluta, precisamos colocar sempre nossas práticas em análise, rever nossas certezas, destabilizar nossos saberes para produzir saúde.

A contribuição dos GTHs de Rio do Sul, Timbó, Blumenau, Indaial, Gaspar, Ambulatório da FURB e Ascurra foram muito interessantes e acaloraram nossa roda.

Sentimos que nossa roda se mobiliza cada vez mais e que os princípios e diretrizes da PNH se espalham cada vez mais pela região. Podemos dizer sem dúvida que este foi um BOM ENCONTRO!

 

Patrícia S. C. Silva

Blumenau SC