Educação sexual no Vilar

10 votos

 Introdução

            O brasileiro comum, morador tanto do interior quanto das capitais, Brasil afora, enfrenta diariamente diversos conflitos gerados pela ausência do Estado nos mais diversos níveis e situações do seu cotidiano, são carências grisalhas de tão antigas, são carências de assistência à saúde, acesso a educação, de empregos, segurança, de transporte e meios de locomoção adequados e de qualidade. Em meio a isso tudo às vezes aparece uma ponta de esperança na vida do cidadão: pessoas dispostas a aliviar o sofrimento ou muitas vezes tentar ajudar a suprir as lacunas de necessidade. É nesta perspectiva que nós doutorandos de medicina: André Luiz Kummer, Leandro Jaime e Ramon Arruda, em conjunto com os preceptores da UBS do Vilar em Macaíba: Dr. Eider Saraiva e Enf. Isabelle Albuquerque sobre a tutoria de Dra. Vilani Nunes dentro da proposta do Internato de Saúde Coletiva do curso de Medicina da UFRN, realizamos uma intervenção com a comunidade do Vilar/Macaíba no sentido de expor e esclarecer os jovens da Escola Municipal José Erinaldo sobre sexualidade na adolescência.

            Este tema surgiu durante uma roda de conversa com a população local, convidada a vir a uma palestra sobre prevenção do câncer de mama. A população expôs de maneira clara que este tema é um calo para os pais, muitas vezes os jovens não conversam isso com eles e o assunto não é exposto pela escola, fazendo com que muitas dúvidas surjam durante o período de vulnerabilidade que é adolescência, levando muitas vezes ao desconhecimento de ações para sua própria proteção, pois os jovens não encaram as mudanças naturais do corpo e a sexualidade como uma responsabilidade e isto precisava ser debatido com os mesmos. Neste ambiente fértil para falarmos sobre sexualidade na adolescência, acatamos a sugestão e decidimos por assim o fazer: tentar esclarecer os jovens sobre alterações do corpo do adolescente neste período, esclarecer também sobre como realizar o planejamento familiar e como prevenir Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).

Metodologia

            Para alcançarmos nosso objetivo, primeiramente foi feito um ofício sobre a proposta para a anuência da diretoria da escola acerca do projeto de intervenção, nele informamos sobre o horário que seria utilizado e o tema de sexualidade na adolescência. Fomos recebidos de maneira calorosa e após um breve relato das nuances do projeto a diretora da escola permitiu envolvermos os alunos na atividade assinando o ofício em duas vias, uma para a escola e um para controle. O tema foi exposto através de slides montados na plataforma do Microsoft Power point®, com caráter educativo, evitando-se termos técnicos e imagens chocantes das DST’s para que não se perde-se este caráter. A apresentação foi realizada pelos alunos: Ramon Arruda e Leandro Jaime e tinha duração de aproximadamente 30 minutos com 10 minutos abertos a possíveis questionamentos dos alunos. Para evitar que a inibição, justamente pelo tópico ser considerado um tabu pela maioria das pessoas, assim como para não ocorrer a exposição indevida das particularidades dos que queriam esclarecer suas dúvidas, foi criada uma caixa de dúvidas para que os mesmos enviassem, em forma de bilhete, para que assim fossem esclarecidas sem comprometimento da sigilo pessoal. Foram escolhidas turmas do 6° ao 9° ano da escola, separados em três tempos distintos de apresentação, para evitar tumultos e perda do propósito de educar.

Resultados

            Conforme previsto, todas as turmas foram contempladas com a apresentação e várias dúvidas foram retiradas, tanto pelos próprios alunos que estavam apresentando como pelo Médico da equipe de Estratégia de Saúde da Família da UBS do Vilar, Dr. Eider Saraiva. Os objetivos a que se propôs a apresentação foram atingidos de maneira satisfatória. Ações como esta de promoção à saúde, no entanto são necessárias de forma continuada e não apenas pontual para que o seu real objetivo de reduzir os índices de gravidez na adolescência ou de DST’s entre os jovens seja alcançado.

Discentes: André Luiz Kummer Hora Nascimento, Leandro Jaime Silva de Souza, Ramon Arruda Câmara Santos

Trabalho apresentado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, como parte dos requisitos do Internato em Saúde Coletiva do curso Medicina, sob orientação da Tutora Vilani Medeiros de Araújo Nunes e dos preceptores Eider Maia Saraiva e Isabelle Silva de Albuquerque