Enfermeiros da SEMUS recebem capacitação para o diagnóstico da infecção HIV AIDS

11 votos

Foi realizada capacitação nos dias 11, 12 e 13 de março de 2014 para o diagnóstico da infecção do HIV AIDS, triagem da sífilis e Hepatite B e C, utilizando testes rápidos para os profissionais enfermeiros do município e da região do cantão com carga horária de 24horas
A Capacitação foi realizada em parceria com Secretaria Municipal de Saúde através da diretoria de vigilância em saúde e Secretaria Estadual de Saúde através da Área técnica, DST AIDS.
Esses exames que antes demorava no mínimo 15 dias p/ voltar p/ o município, após a capacitação os profissionais capacitados terão condições de realizar o teste e adquirir o resultado dentro de 15 minutos, ressaltou Evangelista, enfermeiro e coordenador da hanseníase.
O Teste rápido é adquirido sem custo para o município pela SESAU e o município já está realizando o este em todas as unidades.
Vale ressaltar que essa é uma parceria do Ministério da Saúde através da rede cegonha com o intuito de dar o diagnostico p/ a gestante que realizar a primeira consulta de pré natal. Antes teria que aguardar em torno de 15 a 30 dias para receber o diagnostico.
E importante destacar que com esse teste rápido o município tem condições de erradicar a sífilis congênita nas gestantes.