RELATO DA VIVÊNCIA DA ATIVIDADE DE DISPERSÃO DO MÓDULO II

0 votos

Boa noite!

Segue, abaixo,  o relato da experiência individual sobre as atividade de dispersão do módulo II.

“Análise do cenário atual do Hospital Geral do Estado relacionado aos desafios, facilidades e as dificuldades do GTH “

A primeira atividade do módulo II referente a leitura do texto: Paidéia e a Gestão: Indicações metodológicas sobre o Apoio, trouxe muitos esclarecimentos de como se desenvolve a função apoio. Dentre estas o apoio atua complementando a coordenação, o planejamento, a supervisão e a avaliação entre sujeitos com diferentes saberes, poderes e afetos.

A partir dessa consciência e embasamento teórico chegamos ao pressuposto de analisar o cenário construindo um diagnóstico situacional conjunto enfocando os desafios, as facilidades e as dificuldades na construção do processo de trabalho em foco no SUS PNH.

No dia 26 de fevereiro foi marcado na Sala do Apoio Técnico um encontro via e-mail pela colega Ana Luza conosco alunas do curso de APNH para traçar estratégias de como se daria a análise do cenário com breve histórico do Hospital Geral do Estado juntamente com os servidores que fazem parte do GTH do hospital. No convite foi sugerido que levássemos algum material referente a história da instituição; estratégias para mobilizar pessoas; etc. A roda de conversa teve duração de 2h onde vimos a necessidade de  reagendar  através de e-mail um novo encontro para o dia 11.03.14 às 9:00h no CTQ ( Centro de treinamento de Queimado) com algumas pessoas que fazem parte do GTH e a tutora do APNH.

A roda de conversa ocorreu no CTQ durante 2h com a presença dos parceiros referidos acima e a minha expectativa era conhecer o funcionamento e estudar formas de fortalecimento do GTH na instituição.

A tutora se fez presente e nos questionou sobre o que entendíamos sobre o conceito e o papel do GTH na instituição, citou também a portaria que rege o HGE e as instituições de urgência e emergência (RUE).  Em seguida foi sugerido que sentássemos em roda junto com a Gestora com a finalidade de mostrá-la a importância do GTH e que estamos para somar e agregar valores fortalecendo o hospital, fazendo a diferença através de ações concretas dentro da instituição.  Houve também a sugestão de um projeto que melhorasse a acessibilidade pelo servidor público ao atendimento médico do trabalho no HGE.

Tivemos acesso por e-mail como fonte de conhecimento a Planilha do Diagnóstico Compartilhado Unidade de Urgência e Emergência- Hospital Geral do Estado de Alagoas realizada em agosto de 2013, onde constam os indicadores pactuados pelo SOS Emergência/PNH, além de um trabalho de conclusão de curso que tem como  título:Implementação do Grupo Técnico de Humanização- GTH: Através da Sensibilização dos Servidores do Hospital geral do Estado . Algumas dificuldades como: 1) Desmotivação dos servidores em função de não acreditarem que a situação do hospital pode mudar para melhor; 2) Servidores pouco esclarecidos sobre a PNH como facilitadora para os processos de mudanças no ambiente de trabalho; 3) Ausência dos Gestores nas reuniões; 4) Dificuldade em obter resolutividade dos problemas levantados pelos servidores; 5) Ausência de política salarial que valorize os servidores; 6) Sobrecarga de trabalho; 7) Falta de concurso público; 8) Servidores doentes em sobrecarga de trabalho. Algumas ações vem  sendo desenvolvidas no HGE,  como exemplo: 1)Sensibilização da Gestão do hospital para a importância do trabalho da PNH por meio do GTH; 2) Desenvolvimento das reuniões do GTH mensalmente; 3) Oficina sobre a PNH destinada a todos os servidores.

Diante do exposto acredito que em equipe, nos apoiando conseguiremos trabalhar a PNH no HGE, apesar dos desafios, buscaremos mudança na forma de como fazer saúde. 

Cledja Núbia.