Brasil é destaque na ONU em celebração do 21 de Março – Dia Mundial da Síndrome de Down

16 votos

 
O 21 de Março, Dia Mundial da Síndrome de Down, será celebrado na próxima sexta-feira (21), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos EUA.  A coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, Vera Lúcia Mendes, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Dapes), da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS/MS), falará no painel "Perspectivas em base de igualdade – importância da saúde física e mental para o pleno bem-estar e realização". Vera abordará a importância de trabalhar em conjunto com a sociedade civil para atender às necessidades das pessoas com deficiência.

A conferência “Saúde e Bem-estar – Acesso e Igualdade para Todos”, inspirada no do artigo 25 da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiências, tem o Brasil como patrocinador e terá a participação ainda do Movimento Down, da primeira professora com síndrome de Down do Brasil, Débora Araújo Seabra de Moura, de 32 anos. O chefe da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, embaixador Antônio Patriota, participa da cerimônia de abertura. O evento será transmitido em tempo real pela internet (https://webtv.un.org/).

Vera Mendes apresentará o trabalho desenvolvido junto com a sociedade civil para criar Diretrizes de Atenção à Saúde das Pessoas com Síndrome de Down, incluindo a versão acessível, feito em parceria com o Movimento Down. Vale destacar que os próprios jovens com síndrome de Down são autores dessa Diretriz Nacional. “Estamos acostumados a falar por eles, sobre eles, mas é preciso também dar voz às pessoas com deficiência, torná-los de fato protagonistas de suas próprias vidas. Isso evita que nossas práticas criem um tipo de inclusão excludente; aquele que, formalmente, respeita direitos, mas mantém discriminação e exterioridade, sobretudo porque impede ou limita a relação entre as diferenças no campo social.”

Origem – O Dia Mundial da Síndrome de Down foi instituído em 2006, pela Down Syndrome Internacional (DSI), Organização não Governamental (ONG), que reúne entidades ligadas à Síndrome de Down em todo o mundo. O principal objetivo foi conscientizar a população sobre a questão da inclusão, propondo uma sociedade melhor. A data (21/3), ou 3/21 na grafia americana, é referência aos três cromossomos número 21 que caracterizam a Síndrome de Down e foi ideia do geneticista Stylianos Antonarakis, da Universidade de Genebra.

MRE – A Missão Permanente do Brasil nas ONU liderou o grupo que atuou junto à Assembleia Geral para a aprovação da resolução 66/149, que estabelece a data como o Dia Mundial da Síndrome de Down. A missão brasileira patrocina o Dia Anual Mundial da Síndrome de Down em parceria com a Austrália, Índia, Polônia, Organização Mundial de Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) , as ONGs "Down Syndrome International" e "International Disability Alliance.

Após sessão de abertura, da qual participarei, o programa prevê quatro painéis: Painel 1- Acesso em base de igualdade – cuidados médicos sem discriminação, preconceito ou desinformação nos níveis "macro" e "micro"; Painel  2 – Cuidados em base de igualdade – preocupações de saúde comuns enfrentadas por pessoas com Síndrome de Down e boas práticas médicas; Painel 3 – Pesquisa em base de igualdade: áreas promissoras; últimos desdobramentos; Síndrome de Down e Doença de Alzheimer; Painel 4 – Perspectivas em base de igualdade – a importância da assistência médica física e mental para o pleno bem-estar e realização.

Conferência “Saúde e Bem-estar – Acesso e Igualdade para Todos”
Data: 21 de Março de 2014
Horário: 14h30 (horário de Brasília)
Local: Organização das Nações Unidas (ONU), 777 United Nations Plaza 44th street &, 1s
t Ave, New York (EUA)
 

 

 

 

Fonte: Informativo do DAPES