Dia Internacional da Não Violência – 02 de outubro/ Marcha Mundial pela Paz

13 votos

No Dia Internacional da Não Violência, 02 de outubro, na Nova Zelândia, tem início as atividades da marcha Mundial pela Paz. O evento deve percorrer mais de 90 países, e se estende até 02 de janeiro/2010.

Convido companheiros da RHS a aderirem a este movimento, divulgando o site: <www.marchamundial2010.ning.com>

No Rio de Janeiro já estão programadas atividades para o dia 02/10. Vejam, conforme o site: A Marcha Mundial é um chamado a todas as pessoas a somar seu esforço e tomar em suas mãos a responsabilidade de mudar nosso mundo, superando a violência pessoal, apoiando-nos em nosso âmbito mais próximo e até onde nossa influência chegue.

POR TUDO ISSO EXIGIMOS:

• o desarmamento nuclear em nível mundial,
• a retirada imediata das tropas invasoras dos territórios ocupados,
• a redução progressiva e proporcional do armamento convencional,
• a assinatura de tratados de não agressão entre países e
• a renúncia dos governos a utilizar as guerras como meio para resolver conflitos.

A proposta inicial se desenvolveu muito rapidamente. Em poucos meses a Marcha Mundial suscitou a adesão de milhares de pessoas, agrupamentos pacifistas e não-violentos, diversas instituições, personalidades do mundo da ciência, da cultura e da política sensíveis à urgência do momento. Também inspirou uma enorme diversidade de iniciativas em mais de 100 países

Uma delas, será a marcha simbólica de uma equipe multicultural que percorrerá os seis continentes. Começará no dia 2 de outubro (Dia internacional da Não-Violência) em Wellington ( Nova Zelândia), e culminará em 2 de janeiro de 2010 ao pé do o monte Aconcágua, Punta de Vacas (Argentina).

Em todo este tempo, em centenas de cidades se realizarão marchas, festivais, foros, conferências e outros eventos para criar consciência da urgência da Paz e a Não Violência. E no mundo inteiro as campanhas de adesão à Marcha multiplicarão este sinal além do agora imaginável.

A verdadeira força desta Marcha nasce do ato simples de quem por consciência adere a uma causa digna e a compartilha com outros.

Mais informações consultem o site.

Muitas questões a pensar e discutir nestas caminhadas pela Paz…

Não há caminho para a Paz, A Paz é o caminho!