II Seminário de Humanização e Integração das Práticas em Saúde em Belém-Pa

10 votos

 

ASSUNTO: II Seminário de Humanização e Integração das Práticas em Saúde

 

DATA: 5 e 6 de outubro de 2009

HORÁRIO: das 8:00 as 14:00h

LOCAL: Auditório da FUNDACENTRO

 

 

Desde o início de 2007, a Coordenação Estadual de Humanização vem atuando junto às Unidades de Referência Especializadas/SESPA, com o objetivo de fortalecer o processo de humanização, com base nas diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH).

O início das atividades ocorreu através de visitas técnicas e reuniões com os servidores, gestores e ocasionalmente, usuários, objetivando a implementação dos Grupos de Trabalho de Humanização-GTH’s, como um importante dispositivo da PNH. Àquela altura, muitas eram as dificuldades encontradas nos cotidianos dos serviços que reforçavam a necessidade de formar trabalhadores para atuarem como multiplicadores e co-gestores da humanização, especialmente pela dificuldade de entendimento sobre como operacionalizar a humanização do SUS como política pública.

Como uma estratégia para potencializar este processo, no período de janeiro a junho de 2007, foram realizadas quatro oficinas de capacitação, com o tema “Humanização e Integração nas Práticas de Saúde”, tendo como local a Escola Técnica do SUS, na cidade de Belém. Com carga horária de 15h e um público que incluía duas unidades por oficina, sendo a última contemplada com três unidades, participaram do evento um total de 200 inscritos, incluindo gestores e servidores da UBS–Pedreira, URE-Demétrio Medrado, URE-Presidente Vargas, URE-Materno Infantil e Adolescente, URE- Reduto, URE- Abrigo João Paulo, UREDIPE, URE-Marcelo Cândia e URE Psico- Social (Ciaspa).

No segundo semestre de 2007, os GTH’s se reuniram no I Encontro de Integração dos Grupos de Trabalho de Humanização das URE’s, ocasião onde estiveram presentes autoridades da SESPA e do Ministério da Saúde, este último representado pelo Dr. Dário Pasche, atualmente Coordenador Nacional da PNH. Naquele evento, cada uma das unidades teve a oportunidade de descrever as suas atividades, contextualizando o panorama onde se incluíam as ações de humanização.

Apesar de demonstrarem evoluções diferenciadas, os GTH’s foram progressivamente consolidando algumas iniciativas e já no segundo semestre de 2008, passaram a se reunir de forma coletiva integrando o que foi denominado Colegiado das URE’s, formado por representantes de todos os Grupos de Trabalho de Humanização. Posteriormente, o 1º Centro Regional de Saúde e o Departamento de Recursos Humanos integraram este coletivo, passando a tomar parte nas reuniões de trabalho que ocorrem de forma itinerante nas diferentes unidades. A necessidade dessa integração foi sentida no próprio grupo que pretende cada vez mais integrar seguimentos da rede de saúde pública, a exemplo do Departamento de Vigilância em Saúde, parceiro nesta iniciativa.

Atualmente, os espaços de encontro são usados para troca de informações e experiências sobre as unidades, constituindo-se numa estratégia que visa aumentar a autonomia e protagonismo dos sujeitos, importante princípio da PNH. Entretanto, apesar dos avanços realizados, ainda faz-se necessário uma aproximação às diretrizes, método e dispositivos da PNH, considerando a recente substituição dos servidores temporários por trabalhadores concursados, alguns dos quais passaram a integrar os GTH’s das unidades mas ainda com um limitado conhecimento sobre a PNH e sua trajetória no contexto estadual.

O II Seminário tem como objetivo promover a integração dos GTH’S das URE’s visando o fortalecimento e a transversalidade das ações de humanização.

A consultora do Ministério da Saúde, Teresinha Moreira, confirmou sua presença neste evento na qualidade de coordenadora da PNH na Região Norte e representante da Câmara Técnica de Humanização. A mesma contribuirá na condução do seminário juntamente com os ténicos da Coordenação Estadual de Humanização e duas apoiadoras da PNH no Pará.

A programação do evento está estruturada da seguinte forma:

 

1º dia – 05/10/2009

08:00 – 08:30 – Credenciamento

08:30 – 08:45 – Mesa de Abertura

08:45 – 09:30 – Apresentação/Integração dos participantes

09:30 – 9:50 – Exposição dialogada: 20 anos de SUS: uma conquista para a sociedade brasileira

9:50 – 10:30 – Roda de conversa e compartilhamento de experiências

10:30 – 10:50 – Intervalo

10:50 – 11:20 – A humanização como movimento em defesa do SUS

11:20 – 11:50 – A PNH no Estado do Pará: perspectivas e desafios

12:00 – 13:00 – Filme: Política de Humanização: Apostas em Novos Modos de fazer na Gestão e no Cuidado em Saúde

13:00 – 14:00 – Roda de conversa

 

2º dia – 06/10/09

08:30 – 09:10 – Video da 12ª Conferência de Saúde

09:10 – 09:50 – Mesa redonda: A Humanização sob diferentes enfoques

09:50 – 10:20 – Roda de Conversa

10:20 – 10:40 – Intervalo

10:40 – 11:15– Mesa rodonda: O GTH como dispositivo de Co-Gestão

11:15 – 11:50 – Atividade em sub-grupos: Análise das ações dos GTH’s

11:50 – 12:30 – Roda de conversa: compartilhamento das discussões dos sub-grupos

12:30 –13:15 – Construção da agenda de compromisso

13:15 – 14:00 – Avaliação do evento