Evento de Encerramento dos Aprimoramentos de Saúde Mental e Planejamento da UNICAMP

18 votos

2014-03-21_16.54.27.jpg

Os Programas de Aprimoramento em Saúde Mental e em Política, Planejamento e Gestão da UNICAMP existem desde 1995, tendo por objetivo a formação de profissionais pelo e para o SUS, sob coordenação da prof. Dr. Rosana Onocko Campos e atualmente com a supervisão de Bruno Emerich.

Após formar várias turmas numa história fundamental para a construção da Saúde Mental em Campinas, o programa será finalizado no ano que vem. Como continuidade deste projeto, permanecerá o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, que teve início neste ano.

Para celebrar essa importante transição, hoje reuniram-se na Unicamp diversas gerações de ex-aprimorandos, aprimorandos, trabalhadores e gestores do SUS Campinas.

O evento, está sendo um sucesso, repleto de narrativas importantes, afetos e bons encontros! Parabéns especialmente às aprimorandas Lívia, Laura, Helena e Fabiana que encerram com chave de ouro esse processo construído coletivamente e com amplo compromisso com o SUS

Programação:

13h – Mesa de Abertura
– Coordenação: Prof Dra Rosana Onocko Campos – Coordenadora dos Programas de Aprimoramento em Saúde Mental e em Política, Planejamento e Gestão em Saúde.

Componentes:

-Sara Sgobin- Coordenação de Saúde Mental do Município de Campinas/SP
-Telma Palmieri- Superintendente do Serviço de Saúde Candido Ferreira (SSCF)
-Alóide Guimarães– Coordenadora do Centro de Educação do Trabalhador da Saúde (CETS/PMC)
-Edison Bueno- Coordenador do Departamento de Saúde Coletiva da UNICAMP.

13:30h – Mesa: O Programa de Aprimoramento Profissional e a construção de itinerários de formação: efeitos no percurso de trabalho e no exercício da função atual.
– Mediação: Juarez Pereira Furtado – Chefe do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva da Unifesp; Coordenador-geral da Unasus/Unifesp.
– Ricardo Pena – Psicólogo, consultor da Política Nacional de Humanização (PNH)
– Gabriela Campos – Psicóloga, coordenadora de CAPS III – Sorocaba/SP
– Rodrigo Fernando Presotto – Psicólogo, membro da AFLORE (Associação de Usuários e Familiares da Saúde Mental de Campinas/SP)
– Raquel Godinho – Terapeuta Ocupacional do CAPSi Espaço Criativo.

14:30h – Discussão

15h – Coffe Break

15:30h- Mesa: Apresentação dos trabalhos dos Aprimoramentos em Saúde Mental e em Política, Planejamento e Gestão de 2013.
– Mediação: Rosana Onocko Campos – Coordenadora dos Programas de Aprimoramento em Saúde Mental e em Política, Planejamento e Gestão em Saúde.

– Livia Bueno Pires: “A humanização no cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade: A experiência vivenciada no Consultório na Rua de Campinas/SP”

– Laura Alves Fernandes de Menezes: “Clínica da Criatividade: considerações acerca do trabalho em um CAPS Infanto Juvenil”.

– Helena Cristina Ramos: “Atenção Básica e a desinstitucionalização da loucura: descentralizando o saber e o cuidado em saúde mental do núcleo “psi”.

– Fabiana Duarte Pereira: “Ética, modos de ser e práticas em saúde”

16:30h- Discussão
17:00h- Encerramento.
17:30h – Confraternização no ZinBar
– Rua Doutor Osvaldo Cruz, 586. Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. Telefone: 32423734