È POSSÍVEL UMA INTEGRAÇÃO ENTRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE E A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO?

16 votos

Com o intuito de auxiliar os dezenove municípios da Região Sul Matogrossense a colocar em prática seus Planos de Ação de Educação Permanente, o Escritório Regional de Saúde (ERS) de Rondonópolis, tendo como facilitadora a  psicóloga Mara (coordenadora do CIES), realizou de 24 a 27 de março de 2014 uma Oficina onde através de roda de conversa, com enfoque  problematizador, discutiram-se cada dificuldade elencada pelos municípios e esses refletiam sobre suas ações e simultaneamente, aprendiam com as experiências dos outros municípios.

imagem_086.jpg

De cada município, foram convidados a participar: Gestor, um técnico representante da Vigilância em Saúde, um técnico representante da Atenção Primária e um Agente Comunitário de Saúde.
Em cada um dos dias da Oficina houve a participação de municípios diferentes, ou seja, a Regional foi subdivida para que houvesse melhor aproveitamento. Houve a participação de dezoito dos dezenove municípios que formam a Região Sul do Estado do Mato Grosso, além da presença de alguns dos técnicos do ERS de Rondonópolis.

imagem_078.jpg

Muito se falou em Humanização, na falta de interação entre as equipes e entre equipes e usuários. Alguns municípios propunham a implantação da PNH em seu plano de ação, o que vem a ser um ponto muito positivo para a regional, uma vez que já temos instituída a Câmara Técnica de Humanização.

A oficina como um todo foi muito produtiva, os representantes de todos os municípios participaram ativamente, dando sugestões, verbalizando experiências exitosas sobre alguns dos problemas levantados, o que transmitia mais segurança aquele que havia levantado o problema.

imagem_037.jpg

Também foi realizado uma dinâmica para mostrar o quanto a execução dos Planos de  Educação Permanente influencia diretamente  no alcance de metas dos indicadores do SISPACTO.

imagem_052.jpg

Todos saíram muito motivados a colocar em prática as Ações previstas e, uma nova oficina será agendada no decorrer do ano para avaliar o que já foi realizado.