Meditação em movimento como prática integrativa

15 votos

Por Kátia Viana

vivencia-1.jpg

Foto: Bia Cruvinel

Durante a IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família, em Brasília/DF, a instrutora, médica sanitarista, psicodramatista Carmem De Simoni apresentou a vivência Corpo e Movimento, com técnicas de relaxamento através da música e expressão corporal direcionada, desenvolvida pelo Sistema Rio Aberto.

O Rio Aberto é um sistema de técnicas psico-corporais, desenvolvido na Argentina nos anos 60 por Maria Adela Palcos. A prática, de acordo com Carmen, trabalha o acolhimento do sofrimento para o desenvolvimento do ser humano. “A ideia é que por meio do movimento e do desbloqueio das travas, que são dificuldades físicas e também energéticas que estão colocadas no corpo, o indivíduo consiga transitar por diferentes personagens”, comenta.

 

vivencia-3.jpg

Foto: Bia Cruvinel

No trabalho de música e movimento, são utilizadas várias técnicas como trabalho sobre si – dinâmica grupal, encontro personalizado, encontro em grupo, massagens, dramatizações, trabalho com a voz entre outros. É possível mover as energias, travas e dar conta do sofrimento que o indivíduo possa apresentar.

O sistema Rio Aberto está incluído no sistema único de saúde no município de Campinas com mais de 40 grupos de vivência. Os benefícios das técnicas são físicos e psicológicos. De Simoni explica esses resultados: “observamos uma mudança na qualidade de vida de quem participa. Há maior autonomia e socialização, diminuição expressiva do consumo de hipnóticos que induzam ao sono, ou seja, os benzodiazepínicos e etc”. A psicodramatista também comenta que a médio e longo prazo, a pessoa vai obter a capacidade de meditar em movimento, “e quando se chega lá, é um lugar de puro prazer, alegria e saúde”, conclui.

Para ler o texto na integra, acesso o portal (En)Cena.