Atividade de dispersão Módulo III -reflexão sobre textos

0 votos

CURSO DE APOIADORES DA PNH EM ALAGOAS

ALUNA: GLÁUCIA RAMOS
TUTORA: LUZIA MALTA
MÓDULO III
ATIVIDADE DE DISPERSÃO: LEITURA E RELATO SOBRE OS TEXTOS:
1- COMO E POR QUE AS DESIGUALDADES SOCIAIS FAZEM MAL A SAÚDE.
2-  O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS¿

   O capítulo sobre a saúde na Constituição Federal de 1988 definiu que a saúde é um direito de todos e que deve ser garantido mediante ações de política pública e  também definiu a saúde através de um conceito mais amplo, que inclui os seus principais
determinantes e apontou em linhas gerais os princípios que o sistema nacional de saúde deveria ter: universalidade, integralidade e equidade.
   “A equidade e iniqüidade são conceitos políticos que expressam, além da igualdade ou desigualdade quantitativa, uma avaliação moral relacionada com a noção de justiça social.” Igualdade ou desigualdade, são comparações de situações. A discussão em torno das desigualdades sociais em saúde colocou a questão do direito\á saúde na pauta política em todo mundo. Essas visões de mundo que competem na explicação das desigualdades e iniqüidades sociais , entretanto, não dão conta das iniqüidades relacionadas com o pertencimento a determinados grupos étnicos, uma vez que os indivíduos não são livres para escolher a qual grupo pertencer, nem esta determinação está relacionada diretamente com a posição de classe.
    Raça ou etnia é uma importante dimensão da estratificação social que se relaciona de maneira complexa com a classe social. Na maioria dos estudos de desigualdades sociais aparece um efeito independente da raça sobre a saúde após controlar para variáveis socioeconômicas.
     No texto está relatado que no Brasil, embora nunca tenha havido um sistema consolidado de segregação racial, a população negra sofre sistematicamente maior desvantagem social. A concentração desta população é maior nas regiões mais pobres do Brasil, seu nível de desenvolvimento humano é inferior ao da população em geral, o acesso a saneamento básico, educação e postos de trabalho também é significantemente menor.
    Todos devem ter acesso e utilizar os serviços básicos da saúde, independente de grupo social.
    O direito de receber tratamento igual, isto é, não-discriminação, é um dos aspectos fundamentais dos direitos humanos. Ninguém deve ser tratado de maneira diferente e negativa com base nas diferenças de gênero, etnia, crença religiosa, orientação sexual ou incapacidade.

    Mas o que nos dizem sobre direitos humanos¿
     Tais direitos correspondem às necessidades essenciais da pessoa humana. Necessidades iguais para todos. Necessidades que devem ser atendidas para que a pessoa possa viver com dignidade.
     Em 1948 a  ONU – Organização das Nações Unidas aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos que diz: “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direito” e agir uns com outros “com espírito de fraternidade”.  Se houver respeito aos direitos humanos de todos e se houver solidariedade no relacionamento entre as pessoas, as injustiças sociais serão eliminadas e assim poderemos viver em harmonia.