Doutores RiSonhos

10 votos

e.jpg

Doutores RiSonhos levam o riso e a alegria aos hospitais públicos de Chapecó

Desde agosto de 2013, um grupo de palhaços profissionais da cidade de Chapecó, realiza visitas semanais aos setores de quimioterapia, oncologia e demais dependências do Hospital Regional do Oeste e também ao Hospital da Criança, são eles Daniel Henrique Sagave, Fernando Perri, Manon Alves, Michelle Silveira da Silva e Vinicius Eduardo Bouckhardt.

As visitas iniciaram antes de agosto, ainda no ano de 2012, esporadicamente os palhaços iam até os espaços mencionados, de forma voluntária para interagir com os pacientes, seus acompanhantes e profissionais da saúde. Com a aprovação do Projeto pelo Ministério da Cultura, o grupo passou a captar recursos com empresas da região para viabilizar as visitas permanentes durante 08 meses aos dois hospitais.

Os palhaços se apresentam como médicos renomados em “Besteirologias” entre outras especialidades, e no jogo entre médico/palhaço e paciente cria-se um espaço para o riso, para a brincadeira, para a conversa mole, para a descontração e para a alegria. Palhaços e pacientes passam a resignificar as relações, os objetos, as situações encontradas no ambiente do hospital aparentemente inerte ao poder do riso.

Estar junto e poder compartilhar momentos que empoderam o paciente, que dão a ele o poder de escolha da nossa presença, que o colocam como protagonista da situação vivenciada, que o estimulam a rir e desta forma potencializam a sua saúde e aumentam a sua imunidade, auxiliando na recuperação e no tratamento, são o foco deste trabalho.