Mesa Redonda Desvelando a Violência Obstétrica/Semana Nacional de Humanização de Pernambuco

21 votos

recife_0.jpg

Esta é uma das atividades da Semana Nacional de Humanização de Pernambuco, que tem como foco a violência obstétrica, numa perspectiva de sensibilizar para a humanização do parto.

Saiba mais sobre a atividade proposta pelo Grupo de Pesquisa e Narrativas do Nascer da UFPE.

A Fundação Perseu Abramo, em 2010, revelou que 25% das mulheres brasileiras sofreram violência durante o parto, a chamada violência obstétrica. Entretanto, o fato das rotinas obstétricas / intervenções desnecessárias terem se naturalizado na assistência ao parto e nascimento, muitas mulheres podem experimentar partos insatisfatórios e não relacionar o fato ao atendimento violento.

Desta forma, torna-se imprescindível dar visibilidade ao tema seja entre as mulheres, seja entre os profissionais, com o intuito de sensibilizar para a transformação das práticas obstétricas. Por parte das mulheres, isto possibilitará a busca por seus direitos. Por parte do sistema de saúde, pode ser uma das principais formas para se alcançar as recomendações da Organização Mundial de Saúde na assistência ao parto, que preza pela humanização e cuidado baseado em evidências científicas com uso restrito e moderado de intervenções.

Assim, o Grupo de Pesquisa Narrativas do Nascer/DAM/UFPE, em conjunto com outras instituições, propõe para a semana de 07 a 11 de abril, uma Jornada de Enfrentamento da Violência Obstétrica.

Mesa Redonda com especialistas na área, para debaterem sobre o tema.

Eixo da atividade:
Trabalho e Humanização

Datas da atividade:
Segunda-feira 07/04/2014

Horário de início da atividade:
14:30

Horário de encerramento da atividade:
17:30

Instituições Proponentes da Atividade:

Universidade Federal de Pernambuco – Grupo de Pesquisa Narrativas do Nascer – Departamento de Museologia e Antropologia.

Grupo CEFAPP – Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Pesquisa.
Localização

Cefapp
Rua Major Codeceira, 189.
Recife, Pernambuco
Brasil

Responsável pelo cadastro da atividade: Tatiane Frank