I Encontro Rede HumanizaSUS e CDI-Comunidade: Produzindo mobilização social

14 votos

cdi_1.jpg

Aconteceu em Campinas no dia 04/04/2014 o I encontro da Rede HumanizaSUS e Frente de Mobilização Social com a rede CDI-Comunidades de Campinas e região. O encontro foi construído por trabalhadores do CDI, da Política Nacional de Humanização e SMS-Campinas.

O Comitê para Democratização da Informática (CDI) usa a tecnologia para estimular o empreendedorismo e a cidadania, por meio de seus 780 espaços de inclusão digital existentes no Brasil e no mundo e através do CDIs comunidades. O CDI Comunidade é o espaço em que o CDI Campinas, a organização parceira e comunidade se articulam para promover a utilização das diversas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o desenvolvimento local e para o protagonismo social.

Nesse dia em Campinas, reuniram-se mais de 30 instituições parceiras, representadas pelos educadores sociais de cada CDI-Comunidade, sendo maioria delas ONGs oriundas do terceiro setor.

O encontro aconteceu no COMEC (Centro de Orientação ao adolescente de Campinas), que trabalha com adolescentes em situação de risco pessoal e social a partir da perspectiva da Aprendizagem profissional, da prestação de serviços à comunidades, Programa de liberdade assistida para adolescentes autores de ato infracional, além de acompanhamento familiar.

Depois de uma rodada de conversa sobre a relação que cada instituição estabelece com a saúde e com a humanização do SUS, apresentamos e discutimos a Rede HumanizaSUS como um dispositivo para:

– Potencializar a articulação em rede desses serviços

– Para o compartilhamento de experiências de cada instituição

– Para potencialização de intervenções clínicas/sociais nas instituições

– Para divulgação dos projetos cidadãos (projetos para a aprendizagem da informática por meio de intervenções sociais)

– Para criação de blogs pessoais (para trabalhadores, gestores ou usuários) e institucionais na RHS

– Para inclusão digital a partir da perspectiva de construção de uma política pública

– Para pautar a saúde e a construção do SUS nos projetos desenvolvidos em cada instituição.

Todos foram instruídos sobre como criar um perfil e publicar na RHS e nossa expectativa é que nossa rede intersetorial ganhe novas expressões aqui no nosso território virtual do SUS!

Que esse seja o primeiro de muitos outros encontros! Sejam bem vindos novos parceiros!

cdi_2.jpg