SEMANA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO REALIZA TRANSMISSÃO ON LINE DE DEBATE SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

15 votos

eventos_forum_0.jpg

9 DE ABRIL: I FORUM DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: MÚLTIPLOS OLHARES

O Fórum proposto pretende ser o primeiro de uma série de oportunidades de reunir pesquisadores e atores relevantes na área da violência contra a mulher com vistas a prover elementos para o desenho, a implementação e a divulgação de ações destinadas ao enfrentamento deste quadro.

O público alvo inclui alunos e pesquisadores da área, atores importantes no desenho de políticas e também pessoas que têm, de alguma forma, tido contato com as diversas formas de violência contra a mulher e que desejam se informar e refletir sobre o assunto: trata-se, em outros termos, de dialogar com a sociedade sobre esse tema tão crucial.

Este evento possui como objetivo dar visibilidade a existência da violência contra a mulher apresentando as ações governamentais de enfrentamento à violência contra a mulher, xom destaque para o tema da Violência obstétrica.

O evento acontecerá o dia todo nessa quarta-feira, e o período da manhã SERÁ TRANSMITIDO ON LINE PELA REDE HUMANIZASUS atraés do link: http://www.redehumanizasus.net/13180-sala-de-eventos-rhs

9h – 9h20
Abertura do Evento
Prof. Dr. Alvaro Penteado Crósta – Coordenador Geral da UNICAMP
Prof. Dr. João Frederico da Costa Azevedo Meyer – Pró-Reitor PREAC
Prof. Dr. Júlio César Hadler Neto – Coordenador PENSES

9h20 – 9h45

Palestra de Abertura
“Ações Governamentais de Enfrentamento à Violência contra a Mulher”
Palestrante: Patricia Aparecida de Souza – Representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR)

9h45 – 10h 1º Vídeo – Violência Obstétrica
Apresentação: Prof. Dr. Gustavo Tenório Cunha (FCM/UNICAMP)

10h – 12h
Primeira Mesa Redonda

Tema: “Abordagem Interdisciplinar no enfrentamento à violência contra a mulher e a família” 

                                   
Tema: Violência Obstétrica: Profa. Dra. Carmen Simone Grilo Diniz (Faculdade de Saúde Pública-USP)

Tema: CAISM – 20 anos de atendimento às mulheres vítimas de violência sexual: experiência, contribuições e desafios: Profa. Dra. Arlete Maria dos Santos Fernandes (FCM/UNICAMP)

Tema: Práticas rotineiras em maternidade: reflexões sobre a melhor assistência: Profa. Dra. Carla Andreucci Polido (Faculdade de Medicina – UFSCAR) 

Tema: Desafios da Intersetorialidade e a Lei Maria da Penha: Dra. Wânia Pasinato (socióloga)

Tema: "O papel da Defensoria Pública na promoção e defesa dos direitos da mulher": Ana Paula de Oliveira Castro Meirelles Lewin (Defensoria Pública do Estado de São Paulo – Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher – NUDEM)

Tema: A importância do trabalho em rede e multidisciplinar para o enfrentamento à violência contra a mulher – Branca Paperetti (Coordenadora da Casa Eliane de Grammont)
 Moderador– Profª Edna Maria Goulart Joazeiro (Unicamp)

Acesse a programação completa pelo link:

http://www.gr.unicamp.br/penses/forum_mulheres