Roda de conversa: A comunicação com o bebê durante o período gestacional

12 votos

dsc02069_0.jpg

Discutir a importância do silêncio foi a proposta do Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto – Mater, na Semana Nacional de Humanização. Para abordar o tema com as gestantes e seus acompanhantes, a temática escolhida foi a comunicação durante o período gestacional.

A relação de uma mãe com o seu bebê é profunda e singular. A medida que ela interage com o bebê intrautero, os vínculos afetivos se fortalecem. Propiciar a aproximação do pai e/ou de outros familiares com o bebê é um importante aliado no processo de vinculação e adaptação à parentalidade, contribuindo, adicionalmente, para a percepção de apoio materno e melhor ajustamento às mudanças.

Durante essa roda de conversa, realizou-se uma vivência com música relaxante e exercício de respiração, com o objetivo de tornar-nos sensíveis para as nossas sensações, percepções, sentimentos, assim como para as interações com o bebê quando ficamos em silêncio.

Após a vivência, o diálogo se estabeleceu por meio das experiências das participantes, discutindo-se a comunicação com o bebê durante o período gestacional, através da fala, de músicas e canções de ninar, contação de histórias e do toque.

Foi possível valorizar a experiência das participantes, suas vivências como mulheres e mães, por meio de uma troca participativa e produtiva.