Avanços e desafios para a humanização são debatidos no Dia Mundial da Saúde no RS

16 votos

Encontro foi realizado no Dia Mundial da Saúde e vídeo estará disponível na Rede HumanizaSUS

 

Produção de Redes de Saúde a partir da Atenção Básica foi o o tema do painel que marcou hoje, 07 de abril, o Dia Mundial da Saúde, em Porto Alegre. A Atenção Básica responde por mais de 70% das demandas de saúde. Promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, o evento foi aberto oficialmente pela secretária Sandra Fagundes e reuniu na Assembléia Legislativa, trabalhadores, gestores e acadêmicos.

A atividade desta noite integrou a Semana da Política Nacional de Humanização, e tem como principal objetivo valorizar a produção de saúde no Rio Grande do Sul. Busca também estimular a mobilização e a reflexão de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde sobre os avanços e desafios para a humanização.

A proposta é debater a gestão e os trabalhos articulados das redes de cuidado do Estado, que interligam o atendimento ao usuário do SUS, desde a atenção básica ao nível hospitalar. O reforço nessa articulação resulta em um impacto positivo direto na qualificação do cuidado ao usuário, de forma humanizada e integral.

As atividades da  Semana da Política Nacional de Humanização devem envolver cerca de 50 mil pessoas em todo o país e, no Rio Grande do Sul, mobilizar mais de duas mil pessoas, em 12 cidades.

O painel contou com a participação dos professores Ricardo Ceccim e Liane Righi, ambos do curso de Saúde Coletiva da UFRGS, e Simone Paulon, da Faculdade de Psicologia da UFRGS. 

 

Esta atividade foi transmitida na íntegra pela Rede HumanizaSUS, e em breve poderá ser assistida na Área PNH. 

 

 

Fonte: SES/RS