HOSPITAL DE CLINICAS DA UFPR COMPÕE A SEMANA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO

13 votos

Ontem na abertura da programação local no Hospital da Clinicas – HC, foram realizadas palestras com foco no Acolhimento de usuários e trabalhadores. A Direção mostrou o seu apoio acompanhando todas as palestras realizadas pela manhã. Abordamos os seguintes temas:

  • Ouvidoria uma ferramenta de gestão
  • Cuidados Paliativos uma proposta de Acolhimento
  • Roda de Conversa como Instrumento de Acolhimento e Gestão.

Os temas buscaram mostrar a importância da participação dos usuários através do Serviço de Ouvidoria. Foram reanalisada as Representações formais e informais apresentadas de junho á dez de 2013.

O objetivo principal foi demonstrar que esta manifestações são um apoio a gestão, com questões quantitativas e qualitativas que perpassam pelo comportamento, assim como o comportamento é influenciado por estes processos e fluxos interferindo no dia a dia dos profissionais. A intensão é que estas manifestações tanto de trabalhadores como dos usuários sejam vistas como "… diamantes que precisam ser lapidadas.”, promovendo a qualidade nos Serviços do SUS.

O tema Cuidado Paliativo tem sido uma proposta do Comitê e do Grupo de Trabalho de CP, que incansavelmente tem trabalhado para sensibilizar as equipes e gestores para esta proposta. 

A palestra sobre as Rodas trouxe os resultados de cinco anos de trabalho realizado pelos membros do Comitê junto aos profissionais das Unidades. Uma experiência que demonstra a importância da abertura do diálogo e participação dos trabalhadores.  

A mostra: Isto também acontece aqui! – Mostra de Experiências de Humanização, teve 35 trabalhos inscritos com Projetos e ações que acontecem no HC. As visitas movimentaram o Hall da direção nestes dois dias. 

Hoje na Vivência de Humanização: Contação de Histórias Orientativas – A Família Coração, superamos as expectativas com o dobro de participantes na visita.

 

A Apesar do momento complexo vivido por esta instituição a participação tem acontecido.

Parabéns que todos que estão contribuindo com este movimento!