Semana Nacional de Humanização do HRAS

18 votos

linda.jpg

 

A Direção do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos – HRAS iniciou nesta segunda-feira (07/04) a programação da Semana Nacional de Humanização do HRAS, que tem por objetivo discutir sobre a qualidade dos serviços oferecidos pelo HRAS e em Icoaraci, garantindo assim um atendimento Humanizado à população. A programação encerrará na quinta-feira (10/04) com uma Roda de Conversa abordando o tema: “A valorização do Ser Humano para a transformação da sociedade”.

A Diretora do Hospital Abelardo Santos, Profª. Vera Cecim, abriu a solenidade explicando que a Semana Nacional de Humanização é uma iniciativa do Ministério da Saúde, que por meio da Política Nacional de Humanização vem há mais de dez anos buscando aprimorar o sistema público de saúde no Brasil. Cecim enfatizou os seis princípios básicos da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde (1º. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde; 2º. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema; 3º. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação; 4º. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos; 5º. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada; 6º. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos) fazendo distribuição das mesmas para pacientes e acompanhantes.

Na terça-feira (08/04) a programação aconteceu no auditório da Agência Distrital de Icoaraci – ADIC com duas Rodas de Conversa, uma entre os servidores que compões a rede de saúde em Icoaraci, com a participação da assistente social  Celis Regina Ferreira (Assessora Comunitária da ADIC), e outra com as lideranças comunitárias de Icoaraci debatendo o tema: “Qual os rumos que devemos tomar para termos o SUS que sonhamos?”.

O Comitê de Trabalho de Humanização – CTH/HRAS realizou na quarta-feira (09/04) uma Roda de Conversa com exibição de vídeos sobre Humanização na Escola Municipal Avertano Rocha em Icoaraci.