SERVIDORES DO DSEI RIO TAPAJÓS PEDE APOIO AOS GOVERNANTES NA TRIBUNA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITAITUBA.

32 votos

 

sos1_0.jpg

No dia 09 de abril de 2014, familiares e servidores do DSEI Rio Tapajós pede apoio aos governantes em busca de resposta para voo da agonia procedente de Itaituba com destino a Jacareacanga.
Abaixo transcrevemos o pronunciamento da enfermeira Joselice Pereira, representante dos servidores públicos do DSEI Rio Tapajós, na tribuna da Câmara.
Bom dia, inicialmente gostaria de agradecer por nos ter concedido este espaço. Represento os funcionários do DSEI Rio Tapajós e acredito que todos conhecem a história do sinistro ocorrido, mas para os que não conhecem vou contar um pouco, trabalhamos na assistência aos povos indígenas dentro das aldeias, aldeias esta localizadas nas áreas de abrangência dos municípios de Itaituba, Jacareacanga, Trairão e Novo Progresso. De tempos em tempos saímos de nossas casas deixando nossos filhos, maridos, esposas, namorados (a), mães, pais, irmãos para executarmos uma escala de 20 dias de trabalho em área e 10 dias de folga buscando prestar uma saúde básica digna a população indígena que reside em áreas de difícil acesso.
No dia 18 de março de 2014 quatro de nossos colegas as técnicas em enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Raimunda Lúcia da Silva Costa, Luciney Aguiar de Souza e o motorista Ari Lima se deslocaram de Itaituba com destino a Jacareacanga num avião da empresa Jotan Táxi Aéreo juntamente com o comandante Luiz Feltrin, para cumprir mais uma etapa de trabalho quando o avião veio a desaparecer, desde então algumas pessoas tem trabalhado incansavelmente no intuito de trazer nossos amigos de volta. Entre elas podemos citar os pilotos de aviões monomotores que conhecem a região e realizam sobrevoos tentando visualizar o avião ou qualquer indício que possa levar as equipes de voluntários e indígenas que desbravam bravamente as matas fechadas da Floresta Amazônica tentando identificar o possível local onde o avião e os colegas possam estar. Trabalhos também já foram realizados pela Força Aérea Brasileira, porém até o momento não obtivemos êxito nesses trabalhos.
Em razão disto neste momento estamos aqui humildemente pedindo a esta casa que nos apoie intervindo juntamente ao Ministério da Defesa a liberação para a entrada de um efetivo de mais de 100 homens, efetivo esse que espera apenas autorização de seu escalão superior para que possam se unir aos demais voluntários e vasculhar as áreas de mata próximas ao município de Jacareacanga, visto que uma das passageiras chegou a mandar mensagens SMS para alguns colegas e familiares, fato que nos faz acreditar que o avião possa estar próximo ao município. Gostaria de ler aqui o que dizia uma das mensagens de texto " tio tô em temporal e um motor parou, avisa a mãe que amo muito todos, tô aflita, tô em pânico, se sair bem aviso, tô perto do jcr reza por nós"… "o motor tá parando, socorro tio tio" o que temos aqui é um pedido de socorro de uma pessoa querida, que estava, e ainda está precisando de ajuda e nós não podemos tapar nossos ouvidos a este clamor.
Lembro que nossos colegas estão no vigésimo terceiro dia desaparecidos na mata e nós não podemos ficar aqui sem encontrá-los, em algum lugar dessa mata encontram-se pessoas guerreiras que acreditam em um ideal, o ideal de que a Saúde é um direito de todos, e além disso buscar o sustento para as suas famílias. E em busca desse sustento e de dar uma vida melhor a seus entes queridos é que esses familiares hoje também estão aqui sedentos por uma resposta, a resposta de saber onde Rayline, Raimunda, Luciney, Ari e Luiz estão. E sabe que onde eles estão, hoje precisam da nossa ajuda. Se ponham no lugar deles e imaginem vocês saindo de suas casas para trabalhar e simplesmente desaparecem…como estariam a essa altura seus familiares e colegas?  São noites sem dormir, imaginem o que é chegar em casa e não poder encostar a cabeça em um travesseiro e repousar sossegadamente, imaginando onde a pessoa que você tanto ama está… Imagine a angustia de um pai sem saber o que dizer a seu filho de 3 anos quando o mesmo pergunta quando a mãe irá voltar… São dias de angústia…São dias sem viver. Não podemos de forma alguma ficar aqui e deixar nossos colegas caírem no esquecimento, serem apenas mais um nas estatísticas ,não podemos mais esperar precisamos tirá-los de lá.
Hoje como já falei temos voluntários no município de Jacareacanga (indígenas e não-indígenas) pessoas que mobilizadas pelo espírito de ajudar pessoas quem as vezes nem conhecem, mas sentem dentro de si uma força, um impulso de saber que não pode ficar de braços cruzados esperando as coisas acontecerem, estão deixando suas casas, suas famílias, seus trabalhos que lhe rendem o sustento de suas famílias,  para adentrar a mata em busca de nossos amigos, de nossos parentes, mas sejamos realistas: até quando essas pessoas poderão nos ajudar? Até quando essas pessoas poderão deixar todos seus afazeres do dia a dia para estarem nessa busca conosco?
Me desculpem as palavras mais hoje nos sentimos traídos, quando vemos nos telejornais que o exercito brasileiro está mandando cerca de milhares de homens para o Haiti, quando temos desaparecidos em nosso próprio território 5 brasileiros, que pagam seus impostos e não são reconhecidos por nossa pátria, talvez até tenham sido em quanto contribuíam para os cofres públicos ou enquanto podiam render com seus trabalhos.
Me desculpem também a "charge", mas essas coisas nos levam a pensar que seria bem melhor o IBAMA ou o ICMbio tomassem conta do nosso espaço aéreo…pois quando um pobre agricultor com sua foice ou facão, derruba um pedaço de mata para fazer sua roça, em poucos dias viaturas com agentes do órgão chegam ao local aplicando-lhes multas e até a sua prisão. Enquanto o órgão competente pelo espaço aéreo, em um município que dizem servir de base para Força Aérea Brasileira, que dizem contar com um sistema chamado de SIVAM não detectou a aeronave neste dia! 
Por isso mais uma vez em nome dos colegas de trabalho solicito que nos ajudem, nos ajudem a trazer nossos colegas de volta. Ressalto que a nossa luta é contra o tempo e que cada minuto que se passa pode significar uma vida perdida.

imagens_sos_camara_518.jpg

imagens_sos_camara_530.jpg