Roda de discussão: “O contato não verbal com a parturiente”

13 votos

dsc02088.jpg

Discutir a importância do silêncio nos ambientes de cuidado foi o tema trabalhado pelo Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto – Mater, na Semana Nacional de Humanização.

Nesta roda de discussão, realizada com os profissionais, iniciou-se com uma atividade de relaxamento e introspecção, propiciando-se uma escuta interna, um contato com os próprios sentimentos e pensamentos. Essa atividade (de silêncio) foi interrompida com a produção de ruídos (barrulho de celular, objetos batendo ou caindo, conversas paralelas, luzes acesas, etc), possibilitando a experimentação de como nos sentimos quando somos tirados de nossa instropecção e silêncio.

As discussões foram conduzidas a partir dos sentimentos  despertados pela vivência nos participantes, assim como por meio dos relatos de suas experiências profissionais. Realizou-se um paralelo entre os sentimentos experimentados e os possíveis sentimentos das mulheres atendidas e seus familiares durante práticas de cuidado.

Foi possível refletir sobre a humanização da assistência, o desenvolvimento da empatia e a sensibilidade para aquilo que o nosso comportamento desperta no outro. Um rico momento de troca e compartilhamento de saberes e vivências, que certamente ecoará nas práticas assistenciais.