Lars von Trier e Quentin Tarantino – cinema e mundos possíveis

11 votos

Apesar de todos os comentários sobre a inundação de violências nos filmes ‘Anticristo" e "Bastardos Inglórios", fui vê-los. São sublimes.

Embarca-se em outros mundos possíveis, de modos diferentes em cada um. E a beleza plástica é de tirar o fôlego! A violência faz parte dela. Para os que acreditam que não entrar em contato com algo violento é uma forma de antídoto `a violência, Caligaris faz uma lista interminável delas, do nascimento até nossa morte ( em crônica na Folha de hoje ).

Mas, não foi o sangue em Bastardos ou as sutilezas assustadoras do Anticristo que me "pegaram". Foram as encarnações de mundos possíveis, outros devires que nos espreitam a todo momento. Virtualizações acontecendo ao mesmo tempo que atualizações nas mãos do Lars von Trier. Que filme intrigante na forma esse!!! Achei maravilhoso e me senti um ET, pois alguns de meus amigos se nausearam.

"O caos reina!", diz um animal ferido. Frase assustadora, mas não se a tomarmos como um signo de que nada é fixo, nada está dado, tudo é possível, absolutamente tudo! Pura abertura do mundo. E aí lembro dos queridos guias Edu e Regina, fazer-se no caminhando…

Poderia ficar horas nesses devaneios, mas quero trocar com vcs as impressões/afetações vividas na experiência de ver os filmes.

NÃO PERCAM!!!

Iza